Esta iniciativa tem o objetivo de valorizar, divulgar e promover a criação de produções independentes, que nem sempre tem lugar em cinemas ou espaços de exibição, ditos democráticos. Filmes que possibilitem o envolvimento comunitário e estimulem o pensamento crítico a respeito de temas como arte educação, cultura, política e qualquer outro aspecto desta nossa vida social são muito bem vindos.
A intenção da Mostra é totalmente autogestionária, possibilitando visibilidade às produções, portanto não estamos propondo uma mostra competitiva em nenhum aspecto. Nossa ideia sempre foi, e sempre será, espalhar ideias.
Totalmente fundamentados em ideias anarquistas e principalmente no ideal punk do “faça você mesmo 🏴” faremos desta Mostra um mecanismo de auto criação cinematográfica, de debate, e, acima de tudo, de inspiração. Esperamos que mais eventos como este tomem vida e força, apesar de todo vento fazer força contra, até mesmo os ventos mais livres (ops).
A Mostra contará com 3 dias de exibição de filmes independentes, oficinas, mostra de material independente, sarau de poesia, debates, palestras e muita conversa sobre as questões que “limitam” (ou não) o produzir da arte livremente em um mundo parado no “faça você mesmo a sua grana” (ops de novo).
Diretora do Cine Vila Rica
LÜ COELHO GOMES
Lü Coelho Gomes é professore-artista, malabarista, dançarine contemporânea, iluminadore cênica e licenciande em Dança pela Escola de Belas Artes da UFMG (formatura: julho / 2023). Foi artista-residente e pesquisadore pela FAPEMIG no Programa de Residência para Pesquisas Artísticas, com ênfase em Artes Circenses, do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), entre 2016-2018, onde desenvolveu a “Respeitável Público: palestra-performance!” como conclusão da pesquisa artística. Também possui formação em Tecnologias da Cena (iluminação cênica) pela mesma instituição. Atualmente desenvolve os seus processos de ensino-aprendizagem a partir da interlocução técnico-estética do malabarismo clássico e experimental em confluência com técnicas e estéticas contemporâneas de dança, como a improvisação, o contato improvisação , videodança e a performance. Como artista-pesquisadore atua nas confluências entre a dança e o circo na formação de dançarines contemporâneos.
SOFIA D'ANGELO
Sofia D'Angelo é musicista autodidata e desenvolve pesquisas no campo da música experimental utilizando dos elementos da voz, instrumento e recursos eletrônicos para elaborar composições sonantes que são sobrepostas com líricas criadas através de estudos textuais combinados à improvisação. No set ao vivo busca criar uma estética que gera atmosferas e frequências sonoras em conexão com o público.
Autor independente, escritor, poeta nas horas de distração da vida. Edita e publica livros desde os anos 2010 pela Editora AMEOPOEMA. Idealizador do Coletivo Ameopoema.
Produtor de saraus, artista prático e agora produtor da Mostra de Cinema Independente de Ouro Preto.
KELSON DOUGLAS
Especialista em Cultura Digital e Diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia na Prefeitura de Ouro Preto
Diretor criativo com mais de 2 décadas de experiência no mercado de comunicação digital, nos quais passou por algumas das maiores agências de publicidade de Minas atendendo clientes como AMBEV, Petrobras e Caixa Econômica Federal. Em paralelo à sua carreira em agências, manteve um blog de cultura e entretenimento, parceiro de canais como MTV Brasil, SouBH e revista SUPER interessante. Há 5 anos fundou um hub criativo, com foco em inovação, em Ouro Preto e Mariana, o Valin, onde desenvolve, dentre várias ações, a transformação digital da economia criativa e do audiovisual da região. Hoje ele é também diretor de ciência, inovação e tecnologia da Sec. Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, além de integrante da Film Commission da cidade.
Produtor e criador audiovisual, ator e diretor teatral e comunicador. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. Possui graduação em Direção Teatral (Artes Cênicas - Bacharelado) e em interpretação Teatral (Artes Cênicas - Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é produtor, roteirista, diretor e coordenador do Núcleo de Criação e Conteúdo no Canal Educativo TV UFOP.
ANTHONY CHRISTIAN FERNANDES
Anthony Christian Fernandes é jornalista em formação com foco nas linguagens visuais, explorando a fotografia e o cinema. Desde criança buscou a expressão no universo imagético, assim, encontrou no cinema a melhor forma de externalizar seus sentimentos. Com isso, sempre teve um grande interesse em experimentação audiovisual e na magia com que o cinema é capaz de registrar nossa realidade, distorcê-la ou simplesmente criar uma totalmente nova.
HUGO GUARILHA
Servidor técnico-administrativo, produtor cultural (UFOP). Graduado em jornalismo, mestre em história da arte e doutor em museologia e patrimônio. Colabora com a criação e execução da Política de Cultura da UFOP, onde se preocupa com o mapeamento das ações culturais, compreensão das demandas da comunidade universitária e criação e execução de propostas para estimular sua participação em ações culturais.
ADRIANO MEDEIROS DA ROCHA
Cineasta, professor de cinema, TV e linguagem audiovisual do curso de Jornalismo da UFOP. Pós doutorando pelo PPGCINE da Universidade Federal Fluminense, doutor em Artes/Cinema, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e Universitat Autónoma de Barcelona. É membro dos grupos de pesquisa Laboratório Mídia@rte, sediado na EBA-UFMG e Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA). É diretor, roteirista e apresentador do programa de TV Veredas, diretor da série de TV Mutatis Mutandis: à procura do saber – ambos produzidos pela TV UFOP.
RICARDO MACEDO
Arte educador, professor na FAOP, pesquisador de conflitos nas Artes Visuais, Doutor pela EBA/ UFMG; Participa de exposições nacionais e internacionais; Participa de grupos de pesquisa: Esquizoemas – estudos em esquizoanálise; VARIAÇÕES: estudos da imagem e LEVE, UFMG/CNPq; É integrante e articulador cultural de coletivos como Vila Pobre (OP) e Novas Médias (Belém).
JULIANO MENDES
Julliano Mendes é dramaturgo, romancista e performer. Tem graduação em direção teatral e mestrado em estudos da linguagem. Fundador do Grupo Resid(ê)ncia, de Ouro Preto, que se destaca pela pesquisa da intersecção do teatro com outras linguagens artísticas. No audiovisual, trabalha nas áreas de direção e edição e tem pesquisas em video-performance e video-poesia.
O cinema é um espaço dedicado à arte, cultura e educação. Oferece mostras gratuitas de temas variados, exposições, seminários e palestras para a comunidade acadêmica e sociedade em geral.