Natalia Aparecida Bisio de Araujo A Formação do Pau-Brasil de Oswald e Tarsila: As Vanguardas e as Relações com Blaise Cendrars



A influência da estética vanguardista foi marcante no surgimento do Modernismo no Brasil.  Grandes nomes do movimento, como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, foram atraídos para Paris, o epicentro da Vanguarda, a fim de estudar as novas tendências e atuar naquele contexto artístico. Foi nesse cenário que se relacionaram com artistas importantes da época, como Blaise Cendrars, em um convívio com grande impacto em suas obras. O objetivo deste trabalho é analisar a formação da estética Pau-Brasil e as relações estéticas estabelecidas entre as vanguardas e o modernismo brasileiro, com um enfoque nas obras de Oswald, Tarsila e de Cendrars. A análise se dará a partir de críticas da poesia e da pintura; do estudo da Modernidade, da Vanguarda e do Modernismo brasileiro; e de obras que relataram a história da relação entre os artistas.



Natalia Ap. Bisio de Araujo é professora Adjunta no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no curso de Letras- Francês e Literaturas de Língua Francesa. Doutora e mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Cursou Littératures de Langue Française pela Université de Montréal - Canadá. Líder do grupo de pesquisa "O Gênero Poético na Modernidade, Vanguardas e Modernismo" (CNPq/UFU).