Matteo Gigante Flávio de Carvalho: Experiências interartísticas no modernismo brasileiro


Nesta apresentação tencionamos descrever alguns exemplos emblemáticos do percurso de arte vida de Flávio de Carvalho, intelectual que, a partir de uma formação europeia, conviveu com  importantes protagonistas do modernismo brasileiro. Esta figura polifacetada percorreu  diferentes caminhos da arte elaborando um projeto interartístico autónomo, anticonformista e  catalisador de futuros movimentos culturais. Um elemento singular na sua produção artística  concretiza-se nas suas Experiências, atos que antecipam a prática da performance. Neste  sentido, descreveremos brevemente as Experiências nº 2 e nº 3, analisando os pressupostos que  inspiraram o projeto de realizar uma Experiência nº 4, provavelmente inconclusa. Através deste  sucinto itinerário interartístico tentaremos descrever o aparato teórico subjacente ao seu projeto  de arte-vida observando as relações que entreteceu com as coevas vanguardas modernistas. 


Matteo Gigante. Doutor, com Menção Europeia, no ramo de Estudos de Literatura e de Cultura em Estudos  Portugueses e Românicos com especialidade em Estudos Brasileiros na Faculdade de Letras da  Universidade de Lisboa (Portugal). Investigador Integrado do Centro de Literaturas e Culturas  Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e Bolseiro  Pós-Doutoral do projeto “Artistas Letrados e Letrados Artistas. Relações entre Literatura e  Artes Plásticas na Modernidade Contemporânea Brasileira” (AL-LA).  https://www.cienciavitae.pt//en/CE1C-F979-CADE ORCID iD : 0000-0002-0644-1478 

Este trabalho representa um resultado parcial do projeto de pesquisa “Artistas Letrados e  Letrados Artistas. Relações entre Literatura e Artes Plásticas na Modernidade Contemporânea  Brasileira” (ALLA) coordenado pela Professora Doutora Alva Martínez Teixeiro e integrado  na linha 2 do grupo 3 (Literatura e Cultura Brasileiras) do Centro de Literaturas e Culturas  Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).  Esta atividade é financiada por fundos nacionais, de Portugal, através da FCT – Fundação para  a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00077/2020.