Dalila Maria Teixeira Milheiro O Experimentalismo Plural de Ana Hatherly


A nossa comunicação pretende destacar múltiplas facetas complementares que abrangem a obra literária, as artes visuais e a investigação de Ana Hatherly, evidenciando um projeto pessoal que se centra no enigma da escrita, na reflexão sobre a linguagem e na interrogação sobre a criação poética.

Assim, é nossa intenção partir da face mais conhecida e divulgada da Autora – a sua pertença ao movimento da Poesia Experimental – para revelar outras escritas enquanto espaço de um experimentalismo plural, como as obras O Mestre, 463 Tisanas e Anacrusa (68 Sonhos), que representam textos experimentais únicos no panorama literário português.


Dalila Maria Teixeira Milheiro. Doutorada em Estudos Portugueses, Especialidade em Literatura e Cultura Portuguesas pela Universidade Aberta. Mestre em Estudos sobre as Mulheres pela Universidade Aberta. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora do Grupo de Investigação 4 do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Investigadora do Centro de Estudos e das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), no Grupo de Investigação em Estudos sobre as Mulheres  – Género, Sociedade e Cultura, e Investigadora do Centro de Estudos Globais, Grupo 5  – Literatura, Artes e Transculturas  – da Universidade Aberta.