Inês Cisneiros "Somos responsáveis por tudo perante todos"? Da responsabilidade política em De Beauvoir ao Paralelograma de Arendt, a participação política no desenho de auto-biografias de resistência 


Partindo da frase de Dostoievski, em O Sangue dos Outros, De Beauvoir apresenta uma reflexão sobre responsabilidade política e compromisso ideológico ambígua, com paralelos nos dias de hoje em que a participação política é privilégio de alguns e instrumentalizada em desfavor de todos. O que proponho é uma reflexão sobre participação política como exercício de Liberdade. Nos termos Arendtianos, trata-se da “possibilidade de iniciar algo novo” contra os autoritarismos da modernidade, mas a favor de uma reconciliação com o eu auto-biográfico como sujeito político activo e consciente da pluralidade como característica da condição humana. 


Inês Cisneiros. Mestre em Filosofia (na área de especialização em Filosofia Política) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde colabora no projeto de investigação “Democracia Presente para as Gerações Futuras”. Licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 2011, e frequentou cursos pós-graduados em Direito da Inteligência Artificial, Direitos de Autor e Sociedade da Informação, Proteção de Dados, e Bioética.  É advogada, membro do Conselho de Jurisdição do Partido LIVRE e cooperante na Rizoma.