Técnico em Produção de Moda (integrado ao Ensino Médio)
Modalidade: presencial - Turno: Integral.
O curso visa formar profissionais éticos, aptos a realizar atividades de produção em espaços físicos e digitais direcionados a publicização da moda e do vestuário, coordenando e atuando na criação de espaços de moda como catálogos, desfiles, sites, vitrines, apresentação publicitária e blogs. além de serem capacitados a pesquisar tendências de moda, de mercado, construção dos estilos em ambientes comerciais, industriais e de eventos para a valorização visual de diferentes produtos visando estimular o consumo e ou a informação ao consumidor.
A matriz curricular do curso Técnico em Produção de Moda integrado ao Ensino Médio integra tanto disciplinas curriculares do Ensino Médio quanto disciplinas técnicas específicas à formação profissional.
O acesso ao curso ocorre por meio de processo seletivo anual que oferta 35 vagas, com percentual reservado para ações afirmativas. O público-alvo são concluintes do Ensino Fundamental. O curso é ofertado na modalidade presencial e tem sua integralização em 3 anos, sendo que ao final o estudante concluinte tem direito ao título de Técnico em Produção de Moda integrado ao Ensino Médio.
Superior de Tecnologia em Design de moda
Modalidade: presencial - Turno: Noturno
Como fruto dos esforços institucionais de todos os profissionais e alunos da área, o Curso de Tecnologia em design de Moda atinge notas máximas em 2018 e também em 2023 nas avaliações MEC e nos indicadores ENADE, no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC) .
O curso estimula as capacidades de criação e inovação aplicadas às questões culturais, estéticas, de informação e de comunicação, que relacionam o mercado e o consumidor. Os profissionais graduados têm entre suas funções, a elaboração e gerenciamento de projetos para a indústria de confecção de vestuário. Para tanto, sua formação comporta o estudo de valores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos que permeiam o universo da moda.
Entre as atribuições do futuro profissional, estão a pesquisa de tendências de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos para o desenvolvimento de coleções e produtos de moda; o estilismo em moda; e a elaboração de protótipos, modelos e viabilidade técnica de produtos e projetos.
O curso possibilita embasamento teórico e prático para o mundo do trabalho, formando profissionais com habilidades e competências apreendidas de forma crítica, construtiva e inovadora e fazendo de sua atividade profissional um dos elos relacionais do ser cidadão com o seu ambiente natural e social.
A matriz curricular contempla disciplinas relacionadas à produção e criação imagética (como Desenho, Ilustração, Fotografia, etc.), à teoria, pesquisa e criação (como História da Indumentária e da Moda, Fundamentos e História do Design, Comunicação e Linguagem na Moda, etc.), e à interpretação da forma, dos volumes e das texturas da moda (como Modelagem, Materiais Têxteis, Tecnologia da Confecção, etc.).
Ao longo do curso, as disciplinas de síntese Pesquisa e Desenvolvimento de Coleção I, II e III oportunizam a construção do Projeto Final, em que os produtos de moda serão pesquisados, projetados e construídos de maneira integral, resultando em uma coleção de moda. O trabalho conta também com uma reflexão teórica e metodológica que embasa seu desenvolvimento.
O curso Superior de Tecnologia em Design de Moda forma Tecnólogos em Design de Moda. O prazo mínimo para a integralização das 2200h do curso, que incluem também disciplinas optativas, estágio supervisionado e atividades acadêmicas complementares, é de 3 anos, sendo o prazo máximo de 6 anos. O curso é presencial e as disciplinas são organizadas semestralmente. São ofertadas 30 vagas anualmente, no período noturno, e a forma de ingresso contempla processo seletivo, transferência interna e externa.
Pós-graduação em Modelagem do Vestuário
Modalidade: EaD.
O curso busca articular conhecimentos técnicos e práticos da área de Design de Moda com métodos criativos e inovadores para a construção de modelagens em projetos de produtos do vestuário, na perspectiva da formação plena.
Entre as habilidades e competências do Especialista em Modelagem do Vestuário estão a criação e desenvolvimento de modelagens em projetos de moda, a utilização de técnicas de modelagem bidimensional e tridimensional, a elaboração de desenhos e fichas técnicas, a representação gráfica de peças de vestuário planificadas, a utilização de ferramentas da computação gráfica para moda, a supervisão da produção de peça-piloto e produção em série, e a avaliação da vestibilidade e a viabilidade técnica do produto.
O Especialista em Modelagem do Vestuário pode atuar de forma autônoma e/ou nas indústrias de confecção, ateliês e estúdios, no desenvolvimento e resolução de problemas de modelagem do vestuário.
Com carga horária de 360h, o curso é organizado em 3 módulos subsequentes. O ingresso é feito exclusivamente por processo seletivo publicado em edital de seleção, podendo candidatar-se diplomados em curso de graduação reconhecido pelo MEC e que atendam às seguintes áreas: Design de moda, Modelagem, Moda, e Estilismo.