Tabuleiro
Regra geral
O jogo Möbias e os Desafios Matemáticos é composto por diversos elementos. O tabuleiro é representado por um mapa de Möbias com 157 casas, divididas da seguinte forma: 4 casas de acessos, 5 reinos, 1 montanha, 44 casas especiais, 3 casas de desafios e 100 casas sem efeitos específicos, usadas apenas para contar o movimento dos personagens. Além disso, há cartas de ação que apresentam problemas envolvendo conhecimentos matemáticos, cartas de desafios que propõem problemas de raciocínio lógico-matemático e diversos dados, como 2 dados de 6 faces, 1 dado de 20 faces e 1 dado de 4 faces.
O jogo também inclui 6 meeples de cores distintas, representando os 6 personagens do jogo, cada um com sua ficha de personagem contendo atributos e uma breve narrativa de sua vida. Há um manual de regras completo, fornecendo todas as informações necessárias para iniciar, jogar e concluir o jogo sem a necessidade de um mediador, exceto pelo jogador mestre do jogo.
Para marcar pontos, cada jogador possui fichas de pontuação. Há também uma folha com dizeres sobre a Entrada aos Castelos e 8 itens que contêm objetos físicos para a realização de desafios de raciocínio lógico, conforme indicado pelas cartas de desafios.
Cada um dos cinco reinos possui um nome e um rei ou rainha governante. O jogo apresenta três montanhas localizadas no centro do tabuleiro, representando as casas de desafios. Todos os nomes dos reinos, reis, rainhas, montanhas, personagens do jogo, personagens secundários, cidades, florestas e demais elementos foram criados utilizando palavras matemáticas de línguas estrangeiras ou foram inspirados em personalidades matemáticas históricas.
Os cinco reinos do jogo são: Menuros, Gaarbel, Winkel, Bool e Gleich. As montanhas que indicam as casas de desafios no tabuleiro são Odrepoil, Irnael e Nuâgol. A montanha que abriga os personagens do mal é chamada de Montanha Euler. Os personagens principais são: Ganita Dayalu, Jyaamiti, Ghaat Dvighaat, Saank, Kaaryon Kosinus e Kon. O rei é chamado de Al-Khwarizmi, e as rainhas são Agnesi, Ada, Katherine e Hipatia.
Antes de começar o jogo, é contada a história da criação do mundo de Möbias e os motivos pelos quais os möbianos lutam para derrotar o mal. Após a narrativa, os jogadores escolhem seus personagens e o jogo é iniciado com um dos jogadores. O objetivo é derrotar o inimigo através dos pontos de vida (PV); um jogador que chegar a zero ou menos PV é eliminado do jogo. Os PV podem ser obtidos acertando as respostas das cartas de ação ou desafio, ou quando o oponente erra a resposta ou não responde corretamente.
Para avançar no tabuleiro, cada jogador, em sua vez (decidido no início do jogo pelas regras), lança dois dados de 6 faces, e a soma dos números das faces voltadas para cima determina o número de casas a percorrer. As cartas de ação são retiradas quando o jogador para em uma casa vermelha marcada no tabuleiro, enquanto as cartas de desafios são retiradas quando o jogador para ou passa por uma casa de desafio.
As respostas das cartas de ação e desafios estão disponíveis em uma folha na mesa do jogador mestre do jogo. Os acessos aos reinos são casas especiais no tabuleiro que permitem o uso dos atributos dos personagens. Cada reino, como Winkel, Gleich, Gaarbel e Menuros, possui uma casa de acesso.
Quando dois jogadores adversários se cruzam ou param na mesma casa, ocorre um confronto entre os personagens, resultando na perda de pontos de vida (PV) para ambos, de acordo com a diferença de PV entre os dois jogadores.
O jogo é vencido pela equipe que eliminar todos os personagens da equipe adversária ou, caso o tempo acabe ou sejam jogadas 15 partidas, pela equipe que tiver a maior pontuação (Pontos de Vida) durante a partida.
Exemplos de cartas e desafios
Um exemplo de carta de ação que pode ser utilizada no jogo é a questão: Um matemático do Reino Bool recebeu uma carta de um gaarbeliano, com os seguintes dizeres: ``Minha idade é o dobro menos 1 da idade de minha filha, que tem a terça parte menos 2 da idade de sua avó, que tem 66 anos". Qual a idade do gaarbeliano?
Um desafio de raciocínio lógico matemático é o seguinte:
``Um dos baús enterrados na montanha Irnael tem um cadeado com senha numérica. Para ser aberto é necessário pensar muito. O número é composto por três algarismos, e um deles é 3 ou 5. O algarismo das dezenas é par. Sabe-se também que a soma dos algarismos é 15 ou 17. O algarismo das centenas é um número não primo entre 1 e 7. Tente abrir o cadeado no tempo correto ou acontecerão muitos desastres.''
Nesse caso, o estudante receberá um cadeado com senha do mestre do jogo e ele tentará abrir o cadeado de acordo com as possibilidades apresentadas na carta.