Conclusões
O projeto Valorização das Zonas Rurais através da Agricultura Biológica – Ações de Sensibilização, da Rede Rural Nacional (PDR2020), medida Assistência técnica RRN - Área 4 (Observação da agricultura e dos territórios rurais), teve como principal objetivo promover e divulgar a Agricultura Biológica em Portugal (Produção/Transformação/Comercialização), nomeadamente nas zonas rurais.
Com este projeto foi possível sensibilizar o público-alvo, na medida em que:
A Agricultura biológica promove a alimentação sustentável com base em produtos cultivados dentro da sua sazonalidade e sem o recurso a métodos de conservação com elevado consumo de energia, como o frio.
Com este modo de produção ocorre a mitigação e adaptação às alterações climáticas, através da produção de alimentos em modo de produção biológico. Cultivando as hortícolas no período de sazonalidade, utilizando variedades locais e mais resistentes ao stress hídrico. A agricultura biológica é um modo de produção respeitador do ambiente e que contribui, através das suas práticas, para o sequestro do carbono.
É necessário a utilização de novas tecnologias digitais (sensores com ligação à web) por forma a programar a rega e disponibilizar água para as plantas apenas quando dela necessitem e a falta de humidade no solo assim o exijam.
Nas diversas ações foi indicado que a Agricultura Biológica promove:
a agricultura circular utilizando a compostagem como forma de reutilização dos excedentes e resíduos da agricultura e da floresta na fertilização dos solos agrícolas e ainda a utilização de práticas de fertilização biológicas, como a adubação verde.
os territórios sustentáveis tendo em vista a criação de condições locais de sustentabilidade para a fixação das populações rurais e atração de novos agricultores.
a organização e promoção da produção em circuitos curtos de comercialização, sem descurar a venda da produção excedente em zonas de grande consumo dos produtos biológicos, como Porto e Lisboa.
a transição agro-energética através da utilização da energia renovável, sobretudo na rega, e reduzindo a pegada ecológica através, consumindo menos inputs produzidos com o consumo de combustíveis fósseis não renováveis.
a revitalização das zonas rurais criando valor acrescentado na agricultura através da Produção Biológica, aumentando a área agrícola em produção reduzindo os riscos de incêndio e integrando a floresta nos sistemas agrosilvopastoril.
Público-Alvo:
Agricultores, Técnicos, Consumidores e Público em geral.
Estimativa de destinatários: 600
Ações Propostas: 28
Ações Realizadas: 34