[CasaDoZé]

Portfólio Case CasadoZé

Desenvolvimento de app mobile para adoção de pets cães e gatos do Projeto Casa do Zé.

Projeto inicialmente voltado em divulgação em redes sociais com intuito de adoção de animais de rua que não tem um lar para chamar de seu, que passam fome e sede... Sendo assim resolvi criar um app para abranger mais pessoas da cidade e região com intuito de encontrar pessoas que adotem uma pata amiga, além de espaço para doações para rações e remédios.

Através desse app os usuários conseguem se cadastrar de forma rápida, segura e sem complicações tendo acesso a plataforma.



Pesquisa qualitativa

Pesquisa realizada com os idealizadores do projeto que destacaram a importância de ajudar animais em situação de rua em uma cidade pequena onde encontram muitos casos de abandono e maus tratos além de dificuldades para encontrar um lar para aqueles que são mais idosos, enfatizaram que na maioria das vezes as pessoas geralmente buscam por animais de pequeno porte e filhotes preferindo também os animais machos e sem doenças... Sendo assim elas relataram que está iniciativa conta com ajuda da população e ainda destacaram casos graves de maus tratos e como mobilizaram as pessoas no Instagram para conseguir dinheiro para o veterinário, a equipe fica muito feliz com cada apoio à rede com contribuições que possibilitam reverterem o dinheiro para construções de bebedouros e comedouros e realizarem tratamentos como cirurgias.




Pesquisa Quantitativa

Desenvolvi um questionário eletrônico pelo Google Forms com 10 questões entre múltipla escolha e respostas curtas sobre adoção de animais e distribui nos grupos de WhatsApp e contatos dos coordenadores do projeto voltado para identificar nossas personas e soluções para melhorar o problema identificado contando com 49 respondentes.


Análise Competitiva

Realizei a análise de outro aplicativo de adoção de animais, sua proposta e funcionalidades levando em consideração feedback dos usuários para construção do meu próprio app que atenda às necessidades das personas e da cidade, o app analisado foi o HYPPET.


Pontos a serem melhorados de acordo com as avaliações

Sem o acesso ao perfil do doguinho novamente depois de curtir.

O cadastro, fica aparecendo constantemente, a frase " Tente novamente ".

As fotos não carregam direito, faltam informações no perfil.

O aplicativo é extremamente confusso.





Persona





Jornada do usuário


Com base nas pesquisas realizadas e identificação da persona descrevi as principais dores e motivações dessas pessoas que podem adotar o pet, bem como o percurso que o adotante realiza para encontrar o projeto e encontrar o novo app.


Fluxograma

Com base na jornada do usuário, iniciei o processo de fluxo para identificar os caminhos que o usuário vai seguir e as principais funcionalidades do nosso sistema, a relação entre as telas percorridas, as entradas do usuário, as condições para seguir e os resultados obtidos.

Abaixo podemos analisar o fluxo dos principais objetivos do aplicativo, ou seja, efetuar uma adoção e uma doação.

Esboço no Papel

Com base em todos os pontos levantados durante as pesquisas e análises construí meus primeiros esboços no papel.

Cores e Tipografia


As cores foram definidas com o alinhamento da logo criada, sendo assim optei por algo clean e básico trazendo uma proposta de cores entre branco, preto e com maior foco no rosa por ser a cor da criatividade e da emoção está relacionado ao sentimento do coração, sensibilizando os adotantes e quem busca ajudar a causa. Minha intenção foi buscar um ambiente simples que despertasse o lado família.




Protótipo utilizando o Figma


Telas de Apresentação e entrada

Inicio

Pet mais detalhado ao clicar sobre um.

Pets icone na barra abaixo

Cachorros home

Gatos home

Meus favoritos depois de curtidos

Chat para entrar em contato

Tela de doação

Doe para conta

Perfil da Pessoa

Menu

Configurações

Sobre Nós

Teste de Usabilidade

Realizei os testes de usabilidade com 5 usuários de forma presencial com um ambiente controlado com objetivo de analisar o processo interativo app e usuário sendo eles os organizadores do projeto, interação feita no meu notebook com o protótipo pronto e com o seguinte roteiro:

Cadastrar no app;

Realizar a pesquisa por um pet e curtir o seu favorito;

Verificar a aba de doação;

Entrar em contato através do chat.


Com os testes realizados, aproveitei os feedbacks e com base em observações inclui algumas alterações:

Implementar área com visitante que possibilitem doações em dinheiro e que conheçam o projeto;

Incluir Histórias de Pets adotados;

Melhorar a barra de pesquisa com filtragem;

Notificação de novas publicações e causas urgentes;

Incluir a personalidade identificada nos pets na descrição.

Considerações Finais

Para este projeto de app mobile entrei em contato com os coordenadores da CasadoZé com intuito de abranger e melhorar ainda mais a divulgação de informações e a comunicação, depois do apoio dos colaboradores realizei a etapa de pesquisa e criação de personas, em seguida criei um fluxo da jornada do usuário e das funcionalidades do sistema para com todos esses dados levantados e analisados, iniciando os esboços no papel e em seguida prototipei utilizando um style guide que possibilite despertar as emoções dos usuários, foi uma experiência incrível ter contato direto com as pessoas e entender como melhorar as dificuldades apontadas anteriormente colocando em prática as técnicas aprendidas.