Setembro Amarelo - Um mês para a vida toda
27.09.2019Setembro Amarelo - Um mês para a vida toda
27.09.2019O Setembro Amarelo de valorização da vida e prevenção ao suicídio de 2019 foi bastante intenso no Miguel Munhoz. Este mês, para além do dia 10 de setembro, dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, vai deixar no bom número de alunos envolvidos nas atividades, que "compreender o fenômeno do suicídio e como ele nos afeta pode salvar vidas e é o primeiro passo a ser dado."
"Cabe priorizar o diálogo na escola, na família e nas nossas relações pessoais para mostrar que a solução não está em desconsiderar os momentos difíceis. Falar sobre suicídio não aumenta o risco de ocorrência, pois muitas vezes essa é a oportunidade que a pessoa tem para falar sobre o que está sentindo e de compreender que não está sozinha. É o preconceito, a falta de informação e a pouca prioridade dada às nossas emoções que impossibilita que tantas pessoas busquem apoio. Prevenção começa com educação. Sobre todo e qualquer assunto."
Sob esse enfoque, professores desenvolveram com seus alunos, conversas e produções sobre o tema, em todos os períodos ao longo do mês, propiciando aos estudantes a oportunidade de refletirem sobre si mesmos, suas relações com colegas, familiares, a necessidade de criar perspectivas, enfim, a importância da valorização da vida.
Não como fechamento do Setembro Amarelo, mas como evento para destacar ainda mais a importância dessa discussão, o coordenador Marcos, com o apoio do corpo gestor, da professora Rut e de outros professores, motivou e orientou alunos do 3ºEM a organizarem um dia, de conversas e conscientização, com a presença de profissionais da Psicologia.
Assim, no dia 27 de setembro, estiveram presentes no Miguel Munhoz, as psicólogas: Priscila, Priscila Zanetti e Lauany (ex-aluna da escola), que se voluntariaram para conversar com nossos alunos sobre o tema. Também veio prestigiar o evento, nossa ex-aluna, Letícia, graduanda de Psicologia, além de outros convidados. Os alunos foram divididos em grupos, onde puderam expor seus anseios, temores, sentimentos, em rodas de conversa com as psicólogas, onde se sentiram à vontade para realizar perguntas e solicitar orientações.
Foi um dia muito significativo para todos. Os presentes receberam como lembrança do evento, cartões com frases motivacionais confeccionados pelos alunos do 3ºEM. O evento foi encerrado com o plantio de sementes de girassol ao longo do muro do Miguel Munhoz, simbolizando a crença no crescimento do sentimento de esperança e vontade de viver em cada um de nós.
Nossos sinceros agradecimentos a todos que colaboraram para a realização desse evento, com destaque especial às psicólogas, que de forma desprendida e voluntária puderam disseminar a valorização da vida, como bem precioso aos nossos alunos.