Ritmo e práticas corporais
Ritmo e práticas corporais
Com a quadra reformada, os alunos da 3a série do Ensino Médio do noturno do Prof. Alexandre, do itinerário de Práticas Corporais no Universo Audiovisual, está utilizando o espaço para desenvolver atividades com os alunos referentes aos conteúdos desse itinerário.
Seus alunos têm demonstrado muita satisfação em realizar as atividades propostas na quadra do Miguel Munhoz, um local que não era habitualmente utilizado no período noturno.
Nesta etapa do itinerário, os alunos foram motivados a partir de dinâmicas, a refletir sobre a necessidade de se trabalhar o ritmo e a consciência corporal para identificar os processos ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos, auxiliando na correção dos erros cometidos no dia a dia, gerando melhorias nas habilidades e condições físicas de si mesmos.
As aulas também têm como objetivo, permitir o entendimento do ritmo, em termos de sua natureza cíclica ou não (acíclica) e associar essa natureza com a sua própria vida.
Os estudantes devem observar que, o ritmo se encontra baseado na ideia de perspectiva acíclica, onde é necessário impor seus ritmos, equalizar e até superá-los, o ritmo se estabelece como um eixo entre as habilidades a serem desenvolvidas.
Assim, essas atividades tendem a promover autorreflexão, consciência sobre seus corpos, suas atitudes e a importância do ritmo em suas vidas.