Miguel Munhoz realiza processo de reclassificação
29/03/2019Miguel Munhoz realiza processo de reclassificação
29/03/2019Sob a condução dos coordenadores pedagógicos: Marcos e Hosana, estruturou-se o processo de reclassificação anual no Miguel Munhoz, que passou pela divulgação do processo, a convocação dos interessados, a elaboração das provas, para cada ano/série, dos gabaritos, do tema da redação, da aplicação da prova, que se deu no dia 27 de março, e cujo resultado foi divulgado no dia 29 de março. Um trabalho de fôlego, respeitando a legislação vigente em nosso país.
"A prova de reclassificação escolar é assegurada pela legislação educacional que permite aos estudantes a matrícula em série e ano mais avançados daqueles em que se encontram. Prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) é um mecanismo que pode ser utilizado nas escolas públicas e particulares de todo o País.
De acordo com a legislação vigente, a reclassificação deve ser realizada tendo como referência a idade/série e a avaliação de competências do estudante. A solicitação pode ser feita pelo aluno interessado ou o seu responsável, por meio de requerimento dirigido à escola. Ainda, há a possibilidade de os professores do estudante apresentarem a proposta. O pedido de reclassificação pode ser feito até o final do primeiro bimestre letivo.
A prova de reclassificação consiste em avaliar as competências do estudante nas disciplinas escolares que compõe o currículo da base nacional comum, com o conteúdo da série/ano imediatamente anterior ao do solicitado. Uma redação em língua portuguesa deve ser obrigatoriamente incluída."
"Alunos reprovados nas diversos séries/ciclos do ensino fundamental, bem como no ensino médio têm direito à solicitação. Da mesma forma, estudantes considerados portadores de altas habilidades podem fazer uso da prova de reclassificação.
Importante destacar, a solicitação não garante que o estudante será matriculado na série pretendida, o desempenho na prova em questão serve para avaliar se o pedido deve ser atendido."