Psicólogos da Educação no Miguel Munhoz
Psicólogos da Educação no Miguel Munhoz
O Governo do Estado de São Paulo lançou neste ano, o programa “Psicólogos da Educação”, que tem como objetivo a melhoria na convivência no ambiente escolar, estreitando laços rompidos devido aos efeitos da pandemia do coronavírus em nossa sociedade.
A iniciativa prevê atendimento psicológico para professores, estudantes e demais profissionais da rede estadual de Educação nas 5,1 mil escolas dos 645 municípios paulistas.
Ao todo, 1 mil psicólogos atuarão nas escolas. O serviço será prestado pela empresa Psicologia Viva, e os profissionais receberão formação de acordo com o "Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar", o Conviva-SP. A parceria visa atender, portanto, a demanda emocional por conta do longo período de fechamento das escolas.
Nesse sentido, para apoiar a saúde emocional de nossos professores e alunos e visando a redução de conflitos, o Miguel Munhoz está recebendo este Programa, através da atuação dos psicólogos da Psicologia Viva.
De cada turma de alunos, foram selecionados representantes, que tem conversado com os psicólogos através de interações on-line, expondo seus sentimentos, suas dificuldades de convivência no retorno presencial. Também os professores estão participando desse processo, em reuniões coletivas, buscando aplicar conceitos de comunicação não-violenta e escuta ativa.
Com essa iniciativa, espera-se que os relacionamentos entre todos os atores da escola possam se tornar bem mais harmônicos e positivos, criando condições para uma valorização de cada pessoa e propiciando um ambiente para uma aprendizagem cada vez mais efetiva.