Miguel no Provão Séries Iniciais EM
Miguel no Provão Séries Iniciais EM
Na segunda (11) e terça-feira (12) de novembro, o exame do Provão Paulista foi aplicado a estudantes matriculados na primeira e segunda séries do Ensino Médio e Integrado das escolas estaduais da Secretaria da Educação (Seduc-SP), Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) e outras redes públicas de São Paulo e do País.
Para estudantes da segunda série do Ensino Médio, a avaliação teve início às 8 horas e os portões foram fechados às 7h45. Já os alunos da primeira série fizeram as provas a partir das 14 horas e os portões foram fechados às 13h45, em ambos os dias. Cada estudante teve quatro horas em cada um dos dias para fazer o Provão Paulista. A permanência mínima na sala foi de duas horas. Nossos alunos fizeram as provas na própria escola.
Mesmo quem frequenta as aulas em período diferente teve que comparecer no horário determinado. Jovens que trabalham puderam pedir a comprovação da participação nas provas, na secretaria da escola. O exame será aplicado anualmente nas três séries do Ensino Médio e Integrado. Os estudantes matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio tiveram que obrigatoriamente participar da avaliação deste ano, uma vez que a nota de todas as edições serão consideradas quando o participante estiver na terceira série e quiser disputar uma vaga no Ensino Superior.
No total, foram 90 questões de múltipla escolha, com a obrigatoriedade do preenchimento do cartão de respostas nos dois dias de provas, 45 em cada aplicação. Na segunda-feira (11), os alunos responderam a questões de língua portuguesa, língua inglesa, física, química e biologia. No segundo dia, foram aplicadas questões de matemática, história, geografia e sociologia. Não houve redação para as séries iniciais do Provão.
Avaliação seriada
Em sua segunda edição, a avaliação seriada do Governo de São Paulo permitirá acesso direto a cursos superiores gratuitos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Ao todo, são previstas 15.380 vagas para 2025, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre. As normas da avaliação seriada, o cronograma e a relação completa de vagas podem ser consultadas no Edital de Participação. (Fonte: SEDUC-SP)
No Miguel Munhoz, participaram 6 turmas da 1ª série do Ensino Médio e 7 turmas da 2ª série do Ensino Médio, numa média de comparecimento superior a 92% nos dois dias de exame, fruto de um trabalho de conscientização dos alunos a respeito da importância da realização do Provão para a avaliação da aprendizagem, e a utilização dos resultados para o ingresso no ensino superior.