PNLD Literário é projeto no Miguel Munhoz
16.09.2019PNLD Literário é projeto no Miguel Munhoz
16.09.2019"O Diário de Anne Frank foi escrito pela então adolescente Anne Frank, no período que se estende de 1942 a 1º de agosto de 1944. Este poderia ser um diário escrito por qualquer garota de 13 anos, nos tempos atuais, com todas as inquietudes e preocupações de uma jovem, se ela não estivesse vivendo justamente em um dos contextos mais difíceis da história da Humanidade, a Segunda Guerra Mundial."
(https://www.infoescola.com/livros/o-diario-de-anne-frank/ )"O Herói Invisível conta a história de Giorgio Perlasca, um italiano que, no inverno de 1944-1945, em Budapeste, Hungria, arriscou sua vida para salvar milhares de judeus húngaros do extermínio nazista ao assumir-se como embaixador espanhol – ele que não era nem diplomata, nem espanhol. De volta à Itália, depois da guerra, não contou sua história a ninguém, por acreditar ter cumprido seu dever. Se não fossem algumas mulheres judias húngaras que ele salvou naquele terrível inverno de Budapeste, sua história teria desaparecido. "
(https://ftd.com.br/detalhes/?id=5831)O projeto PNLD Literário no Miguel Munhoz, da professora de Língua Portuguesa e assistente social Ana Maria, e da professora Ceci, responsável pela nossa biblioteca, está em andamento junto a alunos de 8os anos, desde o início do ano letivo de 2019.
Escolhidos por professores e coordenadores, essas obras literárias do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), tem sido efetivamente utilizadas com os alunos, para promoção da competência leitora e a reflexão a respeito de valores caros à humanidade, como a solidariedade, o respeito aos direitos das pessoas, à diversidade e a sentimentos, como a compaixão e a empatia com o próximo.
Embora essas obras se ambientem em países distantes, nossos alunos logo sentiram uma fina sintonia com as preocupações de Anne, reconhecendo-se na personagem, o que os motivou ainda mais na leitura. A temática do discurso de ódio nazista, a estética da destruição àquilo que não se reconhece como "belo", do documentário Arquitetura da Destruição, causou repulsa e os alunos conseguiram perceber que a discriminação, o racismo e a intolerância não são males de um passado distante, mas que estão presentes em suas realidades. Com a leitura do Herói Invisível, veio o exemplo de como o ser humano pode tomar consciência de suas atrocidades e como pode agir para combater ideologias tão nefastas.
Assim, o projeto PNLD Literário continua caminhando, motivando os alunos à leitura e a reflexão, agregando valores essenciais à formação dos mesmos como seres humanos.