Miguel na 1ª Fase da OBMEP
Miguel na 1ª Fase da OBMEP
"Mais de 18,5 milhões de alunos participaram nesta terça-feira (4) de junho da 1ª fase da 19ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Promovida desde 2005 pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a maior competição científica do país registrou neste ano recorde no número de escolas e municípios inscritos: 56.516 mil instituições de 5.564 cidades - o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros.
“Este novo ciclo de realização da OBMEP, com maior adesão de escolas e municípios, ocorre ao mesmo tempo que o IMPA Tech, a graduação do IMPA, dá seus primeiros passos, com uma turma majoritariamente egressa da olimpíada”, disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ressaltando o papel da competição na identificação de talentos e na continuidade dos estudos.
A OBMEP ocorre em duas fases. A primeira etapa, realizada nesta terça-feira (4), consiste na aplicação de uma prova com 20 questões de múltipla escolha, preparada em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). O estudante terá 2 horas e 30 minutos para finalizar o exame. Alunos com necessidades especiais dispõem de 3 horas 30 minutos para completar a prova." https://www.obmep.org.br/destaques.DO?id=975
O Miguel Munhoz está participando este ano da competição, com a inscrição de seus mais de 1400 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Nossa escola realiza a OBMEP desde sua 1ª edição, tendo já conquistado medalhas de ouro, prata e bronze nacionais, além de inúmeras menções honrosas. O resultado dos classificados para a 2ª fase será divulgado na página da OBMEP em 2 de agosto e a prova será em 19 de outubro em locais de aplicação definidos pelo IMPA.
A correção das provas está em andamento e em breve saberemos quais alunos obtiveram os melhores resultados para a próxima fase. O Miguel alinhado aos objetivos da OBMEP, estimula seus alunos à participar desta competição de conhecimento, incentivando o estudo da Matemática, identificando jovens talentos para ingressar em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.