Libras no Miguel Munhoz
08.04.2019Libras no Miguel Munhoz
08.04.2019"Viver no silêncio não significa que não se tenha muito a comunicar. Assim como também se tem muito a estudar, ler, se informar, se divertir – enfim, a fazer qualquer outra atividade comum à maioria das pessoas. A diferença é que essas atividades são intermediadas por outra língua que não o português: a Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais.
Desde 2002 (Lei No. 10.436) a Libras é a língua de sinais principal e oficial do Brasil, dotada de estrutura, expressões idiomáticas, gírias e gramática próprias. “A Libras e as línguas de sinais não são mímica”, esclarece César Assis, doutor em antropologia social pela Universidade de São Paulo.
As línguas de sinais, assim como as orais, não são as mesmas no mundo. Cada país tem a sua própria, sendo a Língua de Sinais Francesa (LSF) a origem comum entre a maioria das línguas gestuais dos países ocidentais, entre elas a do Brasil. "
O Miguel Munhoz conta agora, dentro da proposta da professora Alexandra, uma iniciação ao aprendizado de Libras ( Língua Brasileira de Sinais). Nas aulas onde eventua, os alunos passam a ser sensibilizados a respeito do mundo dos surdos, a importância da inclusão, do respeito às diferenças, a partir do estudo das Libras.
As aulas tem despertado grande interesse dos alunos em todas as turmas onde a professora Alexandra tem atuado.