Falando de Física Moderna
Falando de Física Moderna
De que tudo é feito? Quais são os componentes da matéria? Quais são as forças de interação na natureza e quais as partículas responsáveis por essas interações?
Estas e outras perguntas nortearam os estudos dos alunos da 3ª série F do Ensino Médio, trazidas pelos professores Seiji e Roseli, em relação ao Modelo Padrão da Física de Partículas, uma teoria que descreve as forças fundamentais (forte, fraca) e eletromagnética, bem como as partículas fundamentais que constituem toda a matéria.
Do universo restrito aos elétrons, prótons e nêutrons, como visto pelos estudantes no Ensino Fundamental ao Ensino Médio, eles passaram a conhecer um novo rol de partículas com funções e classificações diversas.
Devido à não familiaridade com essas partículas, utilizou-se como estratégia de ensino, uma analogia criada por divulgadores científicos da área, associando o universo a uma “selva de partículas”, habitada por diversos animais. Cada animal e seus hábitos foram relacionados aos comportamentos das partículas, facilitando assim a compreensão sobre o tema e suas especificidades.
Relatividade de Einstein
Os professores Seiji e Roseli, ainda com os alunos da 3ª Série F do Ensino Médio, desenvolveram tópicos da Teoria da Relatividade Restrita de Einstein. Por esta teoria, eventos que fogem ao entendimento do senso comum podem ocorrer, como a dilatação do tempo e a contração do espaço.
O tempo pode passar mais lentamente, de acordo com a velocidade de um corpo ? O espaço percorrido pode se contrair, de acordo com sua velocidade ? Quais são as implicações quando se está cada vez mais próximo à velocidade da luz ?
Para responder essas perguntas, os alunos foram apresentados ao fator de Lorentz, e a partir dele, calcularam a dilatação do tempo e a contração do espaço, em diversas situações, como por exemplo no Paradoxo dos Gêmeos.
Essas e outras aulas trouxeram oportunidades para que nossos alunos pudessem ter contato com elementos de Física Moderna, que geralmente não são desenvolvidos com tanta frequência no Ensino Médio e que são fundamentais para explicação de diversos fenômenos.