Miguel Munhoz participa do Concurso Nomeie Exomundos
02.08.2019Miguel Munhoz participa do Concurso Nomeie Exomundos
02.08.2019O Miguel Munhoz decidiu participar do concurso da União Astronômica Internacional (IAU) para nomear exoplanetas, como são chamados os planetas que orbitam outras estrelas além do nosso Sistema Solar. A IAU determinou que o Brasil será o responsável por escolher um nome para o planeta que orbita a HD 23079 e também para essa estrela.
A estrela HD 23079 fica a 109 anos-luz de distância, na constelação do Retículo e, embora não seja visível a olho nu, pode ser observada com um binóculo ou telescópio pequeno no hemisfério Sul. Trata-se de uma estrela quase igual ao Sol, apenas um pouco maior, mas com idade semelhante (cerca de 5 bilhões de anos).O planeta, por outro lado, é um enorme gigante gasoso, com o dobro da massa de Júpiter. Todos os brasileiros podem participar do concurso, sugerindo nomes que serão submetidos a votação popular.
Segundo as regras, os pares de nomes devem estar ligados à cultura indígena no território nacional, à cultura afro-brasileira ou à literatura brasileira, de forma a garantir que o resultado final represente o país.
A comissão organizadora fará uma escolha prévia entre todos os pares de nomes sugeridos, de modo a selecionar até 15 pares considerados de maior representatividade. Uma lista final de três pares de nomes, ranqueados por votação, será apresentada à IAU em dezembro.
A participação neste concurso, abrirá a possibilidade de desenvolvermos com os alunos um trabalho interdisciplinar, envolvendo Literatura, História, Astronomia, dentre outras, dando a oportunidade de envolvê-los nesse processo de escolha tão singular, valorizando a cultura brasileira.
Fonte:
http://agencia.fapesp.br/brasileiros-poderao-nomear-planeta-fora-do-sistema-solar/30705/
Página do concurso: https://nocbrasil2018.wixsite.com/nomeieexomundos.