Energias limpas e renováveis
Energias limpas e renováveis
Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o ODS 7 diz respeito à garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos, tendo como metas até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia e aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.
Energias renováveis são as provenientes de recursos naturalmente supridos e renovados, como o sol, o vento, a chuva, as marés e a energia geotérmica, ou as resultantes de fontes que se renovam por meio da intervenção apropriada do ser humano, como a biomassa. O Brasil tem uma posição de destaque na participação de energias renováveis na matriz energética nacional, comparado a outros países do mundo.
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio da Profa. Cláudia, de Física, estudaram a matriz energética brasileira e a participação das energias renováveis e não-renováveis nessa matriz. Analisaram a geração de energia elétrica, a partir de diversos tipos de usinas, como as termelétricas e as nucleares, que utilizam fontes não-renováveis de energia, e aquelas que utilizam fontes renováveis, como as hidrelétricas, eólicas, fotovoltaicas, geotérmicas, maremotrizes, de biomassa, dentre outras.
A partir desse estudo, a professora propôs que os alunos construíssem maquetes dessas usinas, para consolidar ainda mais os conhecimentos adquiridos em relação a matriz energética brasileira e mundial e a importância da priorização do uso de fontes renováveis de energia para o Brasil e para o nosso planeta.