Programa Dignidade Íntima no Miguel Munhoz
Programa Dignidade Íntima no Miguel Munhoz
"A Seduc-SP, por meio do Programa Dignidade Íntima, reconhece que a pobreza menstrual é um problema público e de nossa responsabilidade. O Programa foi pioneiro ao combater a pobreza menstrual no âmbito da educação e dar visibilidade para um tema tão importante. Estamos tornando as escolas cada vez mais acolhedoras aos estudantes."
Rafaela Vieira - Coordenadora do Dignidade Íntima - Seduc-SP
Alinhado à filosofia desse Programa, o Miguel Munhoz, levou às suas alunas, esclarecimentos sobre o seu funcionamento, a importância da saúde intima, e como a falta de acesso ao absorvente adequado pode prejudicar o bem-estar e o desempenho na vida escolar. Ter acesso a informação de que esses produtos estão disponíveis na escola, para quaisquer alunas que precisarem, com destaque para aquelas em situação de vulnerabilidade.
Numa demonstração de empenho em atingir todas as alunas da escola, as alunas dos 6os anos ao 3º Ensino Médio, receberam orientações através de palestras ministradas pela Profa. Valdeti, de Ciências, que versaram sobre as transformações no corpo feminino, a fisiologia feminina em si, a importância e a forma correta do uso dos absorventes. Palestras essas acompanhadas com muita atenção pelas alunas, que tiveram a oportunidade de tirar diversas dúvidas com a professora.
A ação envolveu o apoio da direção, coordenação, do Grêmio Estudantil e de professores que contribuíram para a inserção do Programa Dignidade Íntima de forma concreta no Miguel Munhoz.