Setembro Amarelo - Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio
10.09.2019Setembro Amarelo - Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio
10.09.2019O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O Miguel Munhoz participou desse dia de reflexão sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio, que foi estendido para os dias seguintes, através de discussões, produção de textos e cartazes, sob a orientação de nossos professores, como a Profa. Analice e o Prof. Júlio César. A participação nas atividades sensibilizou os alunos para o tema, que se mostraram muito interessados e receptivos às orientações.
Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: "Professores, educadores, psicólogos e os próprios estudantes podem e devem agir em combate ao suicídio e no apoio a colegas e outras pessoas que possam ter pensamentos assim. Sabendo desse compromisso, a Secretaria da Educação elaborou um material de apoio para professores, diretores, coordenadores e dirigentes, com o objetivo de fornecer as orientações necessárias para a realização das atividades do Dia D e promover discussões e reflexões dentro e fora da sala de aula."
"Conversar sobre suicídio é quebrar um tabu. Para a organização australiana Beyond Blue, da ex-primeira-ministra Julia Gillard, ter a liberdade de conversar sobre o assunto pode ajudar a restaurar a esperança das pessoas que estão tendo pensamentos suicidas. “Você não precisa ser um profissional de saúde para apoiar alguém que está em risco. Só precisa ser alguém que está preparado para ter a conversa”, diz Gillard, da Beyond Blue."
"Depois da conversa, o ideal é encaminhar e encorajar a pessoa a procurar ajuda profissional, com medicamentos e acompanhamento. A maioria dos casos vem de quedas ou desequilíbrio na saúde mental do indivíduo, tão importante quanto a saúde física. Cuidar, prevenir e agir para o equilíbrio da saúde mental, evitando emoções negativas como ansiedade ou descontrole e doenças como depressão, é fundamental para valorizar a vida."