Debates, polêmicas e produção de textos
17.05.2019Debates, polêmicas e produção de textos
17.05.2019Escrever textos coesos, onde começo, meio e fim conversem entre si, com argumentos sólidos, é fundamental, tanto profissionalmente quanto para quem vai enfrentar o ENEM, ou os vestibulares. Como ferramenta de apoio para esse objetivo, o debate é um instrumento valioso para expor ideias, posicionamentos sobre determinados temas, mas sempre com propriedade, a partir de pesquisas detalhadas que alicercem a defesa de um ponto de vista, sempre em alto nível.
Temas polêmicos vem aparecendo com frequência nas redações das mais variadas provas, trazendo controvérsias, geralmente ligadas à moralidade, religião, política e sociedade, provocando fortes emoções, principalmente em quem já tem opinião formada. Não é fácil escrever objetivamente sobre questões controversas e se manter "inabalável". Mas a escrita objetiva nos ensina a omitir o “eu acho” e o “é errado”, para dar lugar a fatos.
É nessa linha que a professora Solange, de Língua Portuguesa, trabalha com suas turmas da 3a série do Ensino Médio, através de debates sobre variados temas, que possam efetivamente contribuir para que os alunos vivenciem um exercício de sustentação oral, argumentativo, que resulte numa melhoria em termos de suas produções escritas.
Os temas são escolhidos pelos alunos e pela professora, que os sorteia entre os grupos formados. As posições, a favor ou contra, não são escolhidas pelos alunos, mas são fruto também de sorteio. Assim, mesmo aqueles que não compartilhem com determinada posição, terão de estudar a posição contrária, entender seus motivos e defendê-la, numa prática que exige que este entenda o olhar do outro.
Essa prática tem se mostrado como altamente motivadora nas discussões realizadas, onde os alunos tem se preparado para defender posições. Percebe-se que essas atividades tem contribuído para a melhoria da competência escritora nos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Miguel Munhoz, que em breve, poderão testar essas habilidades desenvolvidas em novos e concretos desafios.
Entre os temas debatidos até hoje, temos como exemplo, a legalização do aborto, a descriminalização da maconha, a redução da maioridade penal, o porte e a posse de armas, dentre outros de interesse dos alunos.
A seguir, algumas fotos dos debates: