Consciência Negra: a discriminação racial em números
14.11.2019 (Atualização 22.11.2019 - Fotos e texto)Consciência Negra: a discriminação racial em números
14.11.2019 (Atualização 22.11.2019 - Fotos e texto)Marchas, leis e reivindicações recentes demonstram que ainda há um longo caminho para que a igualdade racial ocorra de fato em nosso país.
A escravidão durou de 1550 até 1888. Foram mais de 300 anos de muita injustiça e suas consequências ecoam até os dias de hoje, junto à população negra.
A institucionalização do dia da consciência negra foi uma vitória importante, representou o reconhecimento do direito à memória e história da população negra, com a promulgação, em 2003, da Lei nº 10.639 (Educação das Relações Étnico-raciais, História da África e Cultura Afro-brasileira), inserindo no calendário escolar o 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.
Se no passado a população negra teve que recorrer a essa memória coletiva para substanciar as reivindicações dos seus direitos, atualmente (2019), tem se utilizado para manutenção (e ampliação) dos direitos sociais conquistados nas últimas décadas.
A turma do 8ºD, vai desenvolver o tema dos números que envolvem a desigualdade racial no Brasil em várias áreas e questões relacionadas a Zumbi e Palmares, orientados pelos professores Seiji, de Matemática e Ana Maria, de Língua Portuguesa. Os alunos farão a apresentação de fatos sobre Palmares e dos dados sobre a discriminação racial e desafiarão os visitantes a responder um quizz sobre esses assuntos.
Os alunos abordarão também ações como a Lei de obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, e a Lei das Cotas.
Para acessar o Quizz, clique sobre o link abaixo:
Após responder as perguntas, aperte em Enviar e em seguida Ver Pontuação para ver o número de acertos