Carta Aberta à Comunidade Escolar Miguel Munhoz Filho
27.05.2019Carta Aberta à Comunidade Escolar Miguel Munhoz Filho
27.05.2019Editorial
Da RedaçãoO Miguel Munhoz Filho completa em 2019, 35 anos de vida. Ao longo de sua existência contribuiu para a formação de milhares de pessoas de nossa comunidade, que sempre nos apoiaram e acreditaram em nosso trabalho.
No dia 22 de maio, ocorreram situações de conflito e tensão na escola, pelas quais nunca passamos, que causaram revolta, indignação e consternação em todos. Entendemos a ocorrência de tais situações dentro do ambiente escolar como extremamente graves e inaceitáveis e, sinceramente, lamentamos muito esses acontecimentos.
Desde o ocorrido, porém, a escola não tem se omitido em esclarecer os fatos, mantendo uma postura de abertura e transparência, não ficando distante ou indiferente ao que se passou, tentando ouvir, registrar e encaminhar os reclamos de todos, mesmo em momentos de ânimos acirrados.
Dessa forma, no dia 23 de maio, houve reunião com grande afluxo de pais e alunos, contando também com a presença de professores, coordenação, direção e supervisão escolar. No dia seguinte, 24 de maio, nova reunião, com pais, alunos, coordenação, direção, supervisão escolar e representante da Polícia Militar. No dia 24 de maio à noite, o diretor Angelo tomou a iniciativa de passar em todas as salas para conversar com os alunos.
Fica claro, portanto, que a escola não tem se furtado a tomar parte nas discussões. Fica claro, também, que a partir dessas reuniões, foram expostas as posições das partes envolvidas e que, doravante, as possíveis consequências e responsabilização dos atos realizados, serão julgados pelos órgãos competentes já acionados.
Assim, conclamamos a todos, a partir de agora, a concentrar esforços em retornar à normalidade das atividades escolares, arrefecendo os ânimos, deixando de lado extremismos, ataques pessoais, valorizando o diálogo e a racionalidade.
Nossa escola se compromete a deixar a comunidade escolar sempre atualizada a respeito dos desdobramentos deste caso, e estar disponível para quaisquer outros esclarecimentos.
Queremos continuar a contribuir para a formação de outros tantos estudantes de nossa região, utilizar este triste exemplo como lição, de algo que jamais venha a se repetir em nosso meio, de forma que possamos contar ainda com o apoio e a confiança de toda a comunidade escolar Miguel Munhoz Filho.
"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."
Paulo Freire