Artes: animação com storyboard
01.10.2019Artes: animação com storyboard
01.10.2019O professor Diego, de Artes, desenvolveu com seus alunos de 6o ano, atividades ligadas a animações digitais, utilizando a linguagem do storyboard, a partir de aplicativos que capturaram fotos sequenciais tiradas pelos autores dos vídeos.
"Fazer uma animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, quer fotografando uma imagem desenhada, quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si, o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência visual)."
"Os storyboards são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.
Todo filme, seja ele feito para um comercial de TV, uma novela, série de TV ou mesmo um filme longa metragem tem em comum entre si que antes de ser finalizado é antes visualizado por uma sequência de quadrinhos, muito parecida com as histórias em quadrinhos, e essa sequência é o que chamamos de storyboard.
Um storyboard tem como finalidade marcar as principais passagens de uma história que será contada em um filme da forma mais próxima com a qual ela deverá aparecer na tela. Depois de finalizado as pessoas envolvidas no projeto percebem as nuances de sequência, ritmo das cenas, clima e a eficácia em transmitir a história."
Os alunos ficaram animados em trabalhar com essa técnica, e puderam entender um pouco melhor o processo de criação de filmes e seu planejamento, de uma forma muito lúdica, utilizando tecnologias que fazem parte do seu mundo digital.