Covilhã

Cerca de 555,60 km² de área e 51.800 habitantes contam a história de Covilhã, que faz fronteira a norte com os municípios de Seia e Manteigas, a nordeste com Guarda, a leste com Belmonte, a sul com Fundão e a oeste com Pampilhosa da Serra e Arganil.

A cidade é caminho para a famosa Serra da Estrela, nome dado à cadeia montanhosa com as maiores altitudes de Portugal Continental, destino de muitos turistas que desejam se encantar pela neve, nos meses de clima frio.  

Antes cidade-fábrica, a partir da específica atuação na indústria dos lanifícios, hoje Covilhã caracteriza-se por ser um município que progride junto com a Universidade da Beira Interior (UBI).

Além disso, vale citar que a cidade era conhecida como a Manchester Portuguesa pela sua longa tradição na produção têxtil. Atualmente, possui áreas industriais e rurais, com foco na atividade agrícola voltada para a produção de azeite, frutas e vinho.

Uma curiosidade é que o município divide-se em “parte alta”, onde fica o centro histórico e a zona mais próxima ao Pólo Principal da Universidade, e “parte baixa”, onde estão os supermercados, alternativas em restaurantes e um shopping center, o Serra Shopping.

Covilhã cultiva pontos turísticos históricos, possui alguns bares e promove eventos direcionados para os estudantes. Sua população é formada por jovens e pessoas de terceira idade, bem como famílias que escolheram esta como a cidade de morada – para investir na educação de seus filhos.

Morar em Covilhã é respirar o ar puro do interior, ter contato com a cultura da região, apreciar bons queijos e vinhos, ou seja, residir em um local acolhedor.

Região do centro de Portugal: das praias de ondas gigantes à neve

Cidades do interior de Portugal: como é morar e o incentivo do Governo