MEMS

Componentes da Tecnologia MEMS

O que são MEMS?

A tecnologia MEMS é um processo de natureza multidisciplinar, uma combinação de conceitos da microeletrônica, engenharia mecânica, ciência dos materiais, física e química, reunidos para produzir sistemas integrados em um único chip, gerando dispositivos capazes de desempenhar funções de sensoriamento, controle e atuação.

Através do uso de técnicas de microfabricação, que nada mais são do que manipulações do silício e outros substratos usando processos de microusinagem, é realizada a integração de estruturas mecânicas (sendo elas móveis ou não), sensores, atuadores e eletrônica, tornando possível a sintetização de sistemas completos em escala micrométrica. Basicamente, a microeletrônica é o cérebro destes sistemas, responsável por toda a capacidade de processamento, já a tecnologia MEMS acrescenta olhos, ouvidos e músculos a dispositivos antes regidos, exclusivamente, pelas equações de Maxwell. Enquanto circuitos integrados tradicionais são desenvolvidos explorando as propriedades elétricas do silício, MEMS também consideram suas propriedades mecânicas [4].

A microusinagem do silício, idealizada por Nathanson, tornou-se o processo fundamental para fabricação de dispositivos microeletromecânicos e, em particular, de sensores e atuadores miniaturizados.





Transistor de efeito de campo mecânicamente variável.

História dos MEMS

Os MEMS (Micro Electro Mechanical Systems - sistemas microeletromecânicos) foram desenvolvidos a partir dos anos 80 e vêm apresentando rápida evolução em virtude da vasta gama de possíveis aplicações e são considerados uma das tecnologias mais promissoras do século XXI. Podendo ser utilizada de celulares a projetos aeroespaciais e biotecnologia, essa classe de dispositivos causou uma revolução eletrônica nas últimas décadas através da combinação da microeletrônica baseada em silício com a tecnologia de microusinagem. Assim, o objetivo deste artigo é introduzir os MEMS, esta fascinante tecnologia, capaz de modificar a vida como a conhecemos ou apenas agregar funcionalidades que tornarão seu sistema embarcado realmente embarcado.

Um motor de silício MEMS comparado a um fio de cabelo humano.

Características dos MEMS

Um dispositivo MEMS é caracterizado, principalmente, pela presença de sensores ou atuadores em conjunto com a microeletrônica, ou ainda, pela união de todos estes componentes simultaneamente em um mesmo dispositivo.

Os micro sensores são responsáveis por detectar as mudanças físicas do meio, sejam elas mecânicas, térmicas, magnéticas, químicas ou eletromagnéticas, e convertê-las em um sinal elétrico proporcional. A microeletrônica, por sua vez, processa essa informação e aciona os microatuadores de forma que eles possam criar uma resposta a esta mudança, convertendo sinais elétricos em energia mecânica. Microatuadores são largamente empregados em impressoras do tipo inkjet e em sistemas de foco automático de câmeras digitais. Micro sensores e microatuadores são o que há de mais importante em um dispositivo MEMS. Estes componentes são os transdutores de um sistema microeletromecânico, responsáveis pela conversão de uma forma de energia em outra. Muitos destes transdutores foram desenvolvidos pela indústria microeletrônica, como, por exemplo, sensores de temperatura e luz, mas suas funcionalidades são potencializadas quando utilizados em MEMS.

Dependendo do mecanismo de sensibilidade e das grandezas observadas, estes transdutores podem ser mecânicos, térmicos, magnéticos, químicos ou de radiação [6]. Dentre estes, talvez os mais conhecidos sejam os que exercem a função de sensores mecânicos, como o acelerômetro (capaz perceber variações de aceleração), o giroscópio (permite medir a velocidade de rotação e movimentos angulares), sensores de pressão e strain-gauges (capazes de medir deformações).

Um microfone MEMS, utilizado em smartphones e tablets.

MEMS e suas aplicações na Indústria

Nas últimas décadas, a tecnologia MEMS passou de uma área de pesquisa que despertava curiosidade para uma indústria multibilionária. Hoje, este tipo de dispositivo pode ser encontrado em uma diversidade de aplicações.

A indústria automotiva, por exemplo, desempenhou um papel fundamental no processo de validação dos MEMS e da tecnologia de microusinagem, graças ao uso bem sucedido de mais de 60 milhões desses dispositivos logo nos primeiros 10 anos. Carros com alta tecnologia embarcada chega a utilizar mais de 70 dispositivos MEMS distribuídos no sistema ABS (anti-lock braking system), suspensão ativa, sistema de controle de navegação, monitoramento de vibrações, sensores de combustível, redução de ruído, detecção de capotamento, cinto de segurança etc.

A tabela abaixo apresenta as aplicações típicas dos MEMS:

Tabela com as aplicações típicas dos MEMS.

Referências

[1] H.C. NATHANSON, H. C., et al. The resonant Gate Transistor, IEEE Transactions on Electron Devices, March 1967, Vol. 14, I, pp 117 - 133.

[2] SAFFO, P. Sensors: The Next Wave of Infotech Innovation.Disponível em: http://www.saffo.com/essays/sensors-the-next-wave-of-infotech-innovation/

[3] Jet Propulsion Laboratory. Disponível em: http://www.jpl.nasa.gov/

[4] PETERSEN, K. E. Silicon as a Mechanical Material, Proceedings of the IEEE, May 1982, Vol. 70, No. 5, p. 420-457.

[5] Sandia National Labs. Disponível em: http://mems.sandia.gov/

[6] LEE, K. B. Principles of Microelectromechanical Systems. Wiley – IEEE Press. 1ª ed, 2011.

[7] MEMSCAP. Disponível em: http://www.memscap.com/

[8] Bosch is World’s Top Auto MEMS Supplier; top 10 account for nearly 90 percent of industry total. Disponível em: http://press.ihs.com/press-release/automotive/bosch-worlds-top-auto-mems-supplier-top-10-account-nearly-90-percent-indust

[9] STMicroelectronics Tops Five Billion MEMS Sensors Shipped. Disponível em: http://www.st.com/web/en/press/t3603d

[10] VARADAN, V. K.; JIANG, X.; VARADAN, V. V. Microstereolithography and other Fabrication Techniques for 3D MEMS. John Wiley & Sons. 1ª ed, 2001.

[11] EHRFELD, W.; GÖTZ, F.; MÜNCHMEYER, D.; SCHELB, W.; Schmidt, D. LIGA process: sensor construction techniques via X-ray lithography. In: IEEE Solid-State Sensor and Actuator Workshop, 1988, pp. 1-4.

[12] BARNES, S. M.; MILLER, S. L.; RODGERS, M. S.; BITSIE, F. Torsional Ratcheting Actuating System.Sandia National Laboratories.

[14] LEE, S. W.; PARK, S. J.; CAMPEBELL, E. E. B.; PARK, Y. W. A fast and low-power microelectromechanical system-based non-volatile memory device. Nature Communications, March 2011