Testei 5 sensores zigbee, 4 dos quais com integração nativa na plataforma Tuya e outro na plataforma thirdreality. Como são sensores zigbee será necessário sempre usar um HUB / Gateway para depois poder aceder aos dados dos mesmos de forma smart e remota. Todos estes sensores são proprios para estar a chuva.
No caso eu tenho todos estes sensores integrados de forma local no HA - Home Assistant, com recuso a um "dongle" e para isso estou a usar a integração Z2M ( Zigbee2mqtt) , todos estes sensores são reconhecidos sem recurso a external converter.
Estes sensores têm como objetivo principal fornecer dados em relação a humidade do solo, temperatura, luminosidade, e com esses dados ajudar-nos a cuidas das plantas ou jardins.
Tuya Zigbee Plant Soil Sensor - Uma variante do modelo GXM-01 - Soil Moisture ZB White
Disponível aqui -> Link
Em relação a este sensor posso dizer que o mesmo funciona bem para medir "moisture" humidade do solo no entanto pelo menos nesta versão do sensor/firmware existe um bug com a temperatura apresentada pelo mesmo, pois não troca de celsius para fahrenheit como seria suposto (Ficando a mostrar uma temperatura de 69ºC) , agora em baixo deixo mais alguma informação sobre o mesmo. Este sensor é alimentado por duas Pilhas AA. Este sensor tem um elevado consumo de pilhas/baterias.
Dimensões e caraterísticas mais técnicas, como limites deste sensor
Neste gráfico podem ver as alterações que temos em relação ao sensor para os dados relativos a Humidade do solo "moisture".
Como podem verificar existe um bug com este sensor no que diz respeito ao valores da temperatura...
Aqui também podemos ver que temos disponível a forma de calibrar os sensores de temperatura e de Humidade do solo "moisture".
Tuya Zigbee Plant Soil Sensor - Soil Moisture ZB Green
Disponível aqui -> Link
Em relação a este sensor posso dizer que o mesmo fica muitas vezes bloqueado para os dados relacionados com a humidade do solo "moisture" como podem verificar no gráfico partilhado mais abaixo, nos dados referentes a temperatura o mesmo funciona bém e é possivel usar os dados em graus centigrados ºc além disso podemos criar varios limites relacionados com as medidas provenientes deste mesmo sensor. Mas deste sensor temos um bug relacionado com o valor reportado relaciona com a bateria, também em relação a bateria/pilhas foi necessário fazer um pequeno "hack" para que a caixas das pilhas/bateria fizesse contacto e alimentasse o sensor sem problemas, foi necessário colocar um bocado de papel a fazer pressão entre a tampa e o suporte das bateria/Pilhas, este sensor também é o único a ser alimentado por 3 pilhas AA. Este sensor gasta muitas pilhas tal como o anterior.
Dimensões e caraterísticas mais técnicas, como limites deste sensor
Como já tinha referido este sensor fica bloqueado nos valores referentes a humidade do solo "moisture"
Aqui podemos verificar os dados relativos a temperatura
Aqui também podemos ver que temos disponível a forma de calibrar os sensores de temperatura e de Humidade do solo "moisture".
Em relação a este sensor posso dizer que o mesmo dá valores com algum grau de confiaça, pois como podem verificar quer em termos de temperatura quer em termos dos dados relativos a humidade solo "moisture" existe um grafico com variações que representam com alguma exatidão o que se passa realmente. Este sensor é alimentado por duas pilhas 2*AAA, e têm um consumo moderado de pilhas/bateria.
Dimensões e caraterísticas mais técnicas, como limites deste sensor
Aqui podemos verificar os dados relativos humidade do solo "moisture".
Aqui podemos verificar os dados relativos a temperatura.
Aqui também podemos ver que temos disponível a forma de calibrar os sensores de temperatura e de Humidade do solo "moisture".
Tuya Zigbee Plant Soil Sensor Soil Moisture ZB Green&Black
Disponível aqui -> Link
Este sensor funciona bem em termos de dados fornecidos quer em termos de temperatura, humidade do solo "moisture" , bem como para os dados relacionados com o sensor de luminosidade. É alimentado por duas pilhas AA e têm um consumo acima de moderado quando comparado com o anterior.
Dimensões e caraterísticas mais técnicas, como limites deste sensor
Dados relativos humidade do solo "moisture".
Dados relativos a temperatura.
Aqui também podemos ver que temos disponível a forma de calibrar os sensores de temperatura e de Humidade do solo "moisture".
Este sensor é sem duvida um sensor que funciona muito bem a todos os níveis, dados fornecidos temperatura e humidade do solo. É alimentado apenas por uma pilha AA, e têm um consumo bastante aceitável diria que até bastante mais poupado que qualquer um dos anteriores, e aqui a questão de usar apenas uma pilha faz uma grande diferença também.
Além da integração com o HA - Home Assistant com recurso ao Z2M, este sensor pode ser facilmente integrado em diversas outras plataforma usado o HUB/Gateway da Third Reality que também é compatível com o protocolo matter, quer isto dizer que é possivel usar este sensor e os dados em plataformas como apple home KIT, Amazon alexa, Google Home/assistant , Samsung Smartthings, Tuya, Sonoff, Aqara, etc...
Este é o hub zigbee da Third Reality que ira permitir usar este sensor em outras plataformas através do protocolo matter.
Dimensões e caraterísticas mais técnicas, como limites deste sensor
Dados relativos humidade do solo "moisture".
Dados relativos a temperatura.
Aqui também podemos ver que temos disponível a forma de calibrar os sensores de temperatura e de Humidade do solo "moisture".
Em jeito de conclusão os sensores da Tuya apesar de algumas boas funcionalidades ,como os limites para criar alarmes em relação aos sensores de temperatura e humidade do solo, etc... e até ao sensor de luminosidade disponível num destes sensores, de uma forma geral têm alguns bugs. Em alguns casos são coisas facilmente ultrapassáveis mas que não deixam de incomodar, além de todos terem um consumo de pilhas elevado quando comparado com o sensor da THIRDREALITY.
Além disso o sensor da THIRDREALITY e com recurso ao HUB/Gateway Link ainda nos permite ter acesso aos dados em outras plataformas para criar as automações que bem entendermos 😀
Assim no meio de tudo isto se a ideia é usar dispositivos associados a plataforma Tuya recomendo usar os sensores Verde e preto Link ou o branco e azul Link, se for necessário ou se der jeito o sensor de luminosidade o sensor verde e preto ainda têm mais essa funcionalidade .
Se a ideia é usar estes sensores em outras plataformas como HA- Home Assistant , Apple Home KIT, Samsung Smartthigs, Amazon Alexa, Google Home, etc..., e ter dados mais reais possíveis então recomendo usar o sensor da Third Reality com o bonus de usar apenas uma pilha e ainda durar mais que todos os outros 😉
Sensor-> Link
Gateway/ Hub -> Link
Já sabem alguma duvida, estou a distancia de um click através das redes sociais😀