Projeto Aprovado

Coordenador do Projeto: Rogério Güths

Unidade de Lotação do servidor ou do Curso: CPAN

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3485452312089941

Descrição do Projeto

Título do projeto:

Mentes Brilhantes: Busca de Talentos em tempos de Corona Vírus.

Equipe de colaboradores:

Ana Lucia Monteiro Golin, Artur Oliveira Gomes, Eduardo Rafael Llapa Rodrigues, Rafael Canteri.

Situação problema a ser enfrentada relacionada à COVID-19 (Justificativa)

O contexto atual é de pandemia, onde a orientação aos estudantes é de que fiquem em casa. Neste momento as atividades virtuais surgem como uma ótima alternativa, senão a única, de construção de conhecimento e manutenção da atividade cognitiva.

Por outro lado, o Brasil figura entre as últimas posições em diversos rankings de desempenho em matemática e raciocínio lógico por parte de alunos de ensino fundamental e médio. Por exemplo no exame PISA de 2015 ficamos na posição 63 de um total de 70 na área de matemática.

Finalmente, o alto grau de evasão no curso de Sistemas de Informação da UFMS campus CPAN encontra, entre suas causas, a fraca formação matemática e uma baixa capacidade de raciocínio lógico por parte de seus ingressantes.


Objetivos da ideia e do projeto

Objetivo Geral:

Incentivar os jovens a exercitar e melhorar seu raciocínio lógico através de atividades virtuais.

Objetivos Específicos

1. Desenvolver atividades virtuais lúdicas e desafiadoras que incentivem os alunos de ensino médio a exercitar seu raciocínio lógico.

2. Desenvolver atividades virtuais que iniciem os alunos de ensino médio nas técnicas e metodologias de programação de computadores.

3. Identificar jovens talentosos no ensino médio, que possam ser futuros alunos do curso de Sistemas de Informação.

4. Valorizar, entre seus pares, os jovens talentosos em raciocínio lógico, muitas vezes rotulados como nerds.

Metodologia e cronograma das atividades a serem desenvolvidas

O projeto será completamente virtual e irá se desenvolver sob a forma de uma gincana com equipes formadas por até 40 alunos de uma mesma escola. A montagem das equipes será feita pela turma a qual o aluno pertence na escola. Caso alguma equipe fique com número de inscritos menor que 10, poderá ser agrupada à outra equipe da mesma escola.

Para cada equipe será construido um grupo no whatsapp para comunicação interna.

O cadastro dos participantes será feito através do preenchimento de um GoogleForms a ser preenchido por cada participante.

Os professores participantes do projeto constituirão a comissão de avaliação. Esta irá avaliar algumas das tarefas e também definir a quantidade de pontos que cada tarefa terá.

A relação de atividades inclui, mas pode não se restringir a:

1) Resolução de um questionário de desafios lógicos. Esta será uma atividade individual. Os primeiros colocados em cada escola serão anunciados entre os participantes e na imprensa local.

2) Confecção de texto sobre a importância da área de TI na comunidade. Esta será uma atividade individual. Este texto será validado pela comissão de avaliação rendendo pontos ao grupo apenas pela realização da mesma.

3) Criação de um vídeo sobre raciocínio lógico. Esta é uma tarefa a ser realizada em grupo. O vídeo produzido será avaliado pela comissão de avaliação e postado no Youtube e receberá pontuação também pelo número de curtidas. O vídeo deve respeitar as políticas de conteúdo do Youtube, não sendo permitidos vídeos contendo imagens violentas ou chocantes, pornografia, bullying, atividade ilícitas ou que violem direitos autorais.

4) Criação de memes sobre tema de impacto na sociedade. Os memes produzidos serão avaliados pela comissão de avaliação. Posteriormente serão submetidos a votação virtual que gere pontuação pelas curtidas.

5) Resolução de desafios em jogos de xadrez. Esta é uma tarefa a ser realizada em grupo. Será passada uma figura com a posição das peças no tabuleiro e os alunos tem que descobrir os lances que conduzem ao xeque-mate em 1, 2 ou 3 lances.

6) Resolução de problemas com formação de equipe no UriOnline Judge. Serão repassados links para videoaulas sobre programação básica. Cada equipe deve montar um grupo de 4-5 alunos que serão cadastrados na plataforma UriOnline Judge. Este grupo deverá resolver desafios de programação selecionados.

Ao final do projeto serão anunciadas as equipes ganhadoras no geral e por escola.

Os participantes que se destacarem no projeto serão convidados a participar de curso de capacitação sobre Programação para Celular, a ser ministrado pelo coordenador do projeto. Este curso será detalhado em outro projeto de extensão a ser proposto.

Caso o projeto obtenha brindes e premiações patrocinadas, estes serão entregues individualmente nas escolas participantes.

Itens, recursos e necessidades de materiais e financeiros

Premiações diversas ao participantes.

Resultados esperados

Espera-se que o projeto incentive os jovens a permanecerem em suas casas e evitem a disseminação do COVID-19 em Corumbá e Ladário.

Outro importante resultado esperado é que os alunos de ensino médio que se destacarem neste projeto venha a tornar-se acadêmicos do curso de Sistemas de Informação, com bom raciocínio lógico e poder de concentração, o que vai impactar fortemente no desempenho das turmas.

Por fim, espera-se que o desenvolvimento deste projeto melhore a percepção da UFMS como parte importante da sociedade, como propositora de soluções criativas e inovadoras voltadas a problemas relevantes.

Infraestrutura e laboratórios utilizados

Serão utilizados formulários, armazenamento e outras ferramentas Google disponibilizadas aos docentes da UFMS.