3 horas tt tuku-tuku baia azul - 2017


Caros Pilotos, Comunicação Social e Amigos

A 4ª ronda do CARR 2017 estava agendada para a Foz do rio Longa, mas devido ao transbordo do caudal do rio fomos obrigados a mudar de local. Entre as várias hipóteses que apareceram, foi privilegiada a Província de Benguela, no Município da Baía Farta. Quem aproveitou esta oportunidade foi o Clube de Desportos Motorizados – Tuku Tuku, criado a 8 de Abril de 1968, que, em parceria com a Ekuipa, organizaram as 3 Horas TT Tuku-Tuku. A prova realizou-se na Cabeça do Quiconji (local onde será construído o futuro Autódromo de Benguela) entre a Baía Azul e a Baía Farta, num perímetro de 10,4 km. Os concorrentes tiveram que conduzir durante 1,5 horas no Sábado e outras tantas no Domingo. Onde foram colocadas as boxes poderia se apreciar uma grande extensão do percurso.

Sem que ninguém previsse acabou por ser uma prova INTERNACIONAL pois contou com a presença do jovem piloto namibiano Joannes Opperman. A convite do Pirline Racing Team e pilotando a Suzuli LTR 450 do Hamilton Gonçalves, Joannes ganhou as 3 Horas na Classe Q, evidenciando um excelente andamento e um domínio perfeito da máquina. Miguel Cardoso (KTK XC 525) com o 1º lugar no Nacional deu um grande passo para conquistar o CARR 2017 pois Paulo Trindade (Honda TRX 450) perdeu muito tempo nas várias paragens para matar a sede e refrescar a garganta. Alexandre Lopes passou o fim de semana a tentar que a sua Yamaha Raptor 700 colaborasse mas “desconseguiu”.

Na Classe M, Joshua Teixeira (Honda CRF 450) voltou às provas do CARR 2017 depois do seu pai ter anunciado o seu abandono e depois de ter faltado ao Lupupa, demonstrou a sua garra. Pena não fazer o Campeonato completo. Ricardo Almeida (Honda CRF 450) andou bem, mas talvez a pensar na pontuação final, não deu luta ao seu conterrâneo. Rui Carvalho, também em Honda CRF 450 veio do Huambo para ficar, está a gostar e não falta a uma prova. Bernardo Mira regressou ao país e não deixou de fazer uma perninha. Contamos com ele até ao fim do Campeonato.

Na Classe TT Maló Almeida/João Paulo, desta vez com a Isuzu D-Max, não teve adversários e limitou-se a cumprir. Moginho Pires/Jorge Lopes, com o Land Rover Defender 110, terminou mais uma prova o que é óptimo para manter o seu entusiasmo. Eduardo Viana/Paulo Freire apesar de alguns problemas terminou o seu primeiro rali com o UMM Alter (voltou a deitar-se). Não desanimem.

Na Classe E, Edwin Santos (Polaris RZR XP 1000) andou mas andou mesmo muito depressa. A sua recuperação no domingo, depois de 3 furos de sábado, foi espectacular. Jason Santos estreou um Polaris RZR XP 1000 (ex-Paulo Trindade) e adaptou-se muito bem. João Lota com alguns problemas no Polaris 1000 terminou em 3º lugar. Miguel Raposo voltou a andar muito rápido com o Polaris 900. Mário Fontes (Polaris RZR XP 1000) terminou no sábado de marcha atras mas no domingo deu-lhe bem. Luis Abrantes (Polaris 900) anda sobre carris mas não tem sido suficiente para ficar mais acima da tabela de classificação. José Marcelino (Polaris 900) continua a divertir-se num desporto e numa modalidade que abraçou este ano. Sú Martins (Polaris 900) não conseguiu terminar a prova no domingo e por isso não se classificou. Alexandre Andrade estreou um Polaris 1000, mas não teve autorização familiar para correr no sábado. No domingo andou muito bem. Pena não fazer mais provas do Campeonato.

Agradecimentos especiais para o Ricardo Almeida que tornou possível a substituição do Longa. E ainda ao Ricardo Pedreneira dos Nómadas que tudo fez para nos arranjar uma motoniveladora.

Agradecimento Especial para a AZZUL Piscinas que a partir desta prova se vai tornar um parceiro permanente do CARR.

Aos patrocinadores Soba Catumbela e RPA o nosso muito OBRIGADO. Sem vocês não seria possível a realização desta prova.

Um muito obrigado também à equipa de médicos chefiada pelo Dr. Onier e pelo Sidete Kiala, e ainda à Robert Hudson, Ford, Transmad, XXL e Quatenus.

E ainda à Administração da Baía Farta, Policia Nacional e INEMA.

As fotos são do Scorpion Eye by Walter Ferreira

Próxima prova: Rali TT Porto Amboim, com a Especial Nocturna, dias 7 e 8 de Outubro.

Aquele abraço

Pedro Cristina