EM CONSTRUÇÃO🔨
Flavio Mayerhofer
(palestra)
Flavio Mayerhofer é co-fundador e presidente da ABMETA (Associação Brasileira de Metaverso), e CMO (Chief Metaverse Officer) na STUDIOMETA.AI, empresa fundada em 2007 com foco em inovação e comunicação e vanguardista nas áreas de Realidade Virtual, Aumentada. Atualmente, pesquisa e desenvolve projetos com uso de tecnologias de ponta, com o uso de Inteligência Artificial como meio de otimização e criação de aplicações para Metaversos. Mayerhofer possui mais de 20 anos de experiência trabalhando com comunicação, audiovisual e tecnologias imersivas, tendo em seu portfólio grandes marcas nacionais e internacionais.
Resumo da ABMETA
ABMETA é uma associação sem fins lucrativos para conectar empresas e público, negócios e consumo em ambientes criativos, inovadores e imersivos. É a voz líder para defender o ecossistema do metaverso global. Suas ações focam nos temas tecnológicos, regulatórios, legais e tributários de importância para nossos membros e patrocinadores corporativos.
Matemática com Bonecas Abayomis: enfrentando segregações
(oficina)
Daniella Gonzaga, Thais Basilo e Kathleen Oliveira (egressas UNIRIO)
O grupo QERMat - Questões Étnico-Raciais no ensino de Matemática, conduzido por alunas egressas da UNIRIO, oferecerá uma oficina de matemática a partir de bonecas Abayomis. Essas bonecas foram criadas pela artesã Lena Martins na década de 80 e têm grande potencial para articular o ensino de matemática com a discussão sobre a cultura negra afrodiaspórica. Na oficina, a partir da confecção das bonecas, serão conduzidas atividades sobre os conceitos de área e perímetro próprias para o Ensino Fundamental. Não perca!
Narrativas Disruptivas: o que nos escapa em sala de aula?
(oficina)
Cíndy Ferreira, Diego Matos, Felipe Gomes, João Gabriel, Lucas Pereira, Makindê Souza e Rebeca Oliveira (discentes UNIRIO)
Com foco na formação de professores, trazemos narrativas, escritas por estudantes da licenciatura em matemática envolvidos em um projeto de Residência Pedagógica, que provocam reflexões sobre acontecimentos de sala de aula. Tais narrativas são escritas a partir de um olhar para aquilo que escapa, de forma a ser possível trabalhar com questões não esperadas pelo professor de matemática. Convidamos futuros professores (Matemática, Pedagogia e demais cursos) a serem atravessados por observações de estudantes que trazem um olhar diferente para o erro, buscando entender de onde vêm suas convicções
Explorando com a plataforma Desmos: tecnologia e inovação para as aulas de matemática
(oficina)
Gladson Antunes e Michel Cambrainha (UNIRIO)
Nesta oficina apresentamos a plataforma online de exploração matemática Desmos. Um ambiente virtual de aprendizagem que surpreende à medida que oferece inúmeras possibilidades para a sala de aula de matemática. Trata-se de uma plataforma que fornece um ambiente e oferece diversas ferramentas de exploração que tiram proveito dessa natureza social das interações online para promover uma investigação matemática significativa onde cada ator assume o seu papel de maneira bem definida, sendo esse, seguramente, um dos pontos que diferenciam Desmos de outras plataformas online de matemática. Além disso, a plataforma consegue capturar os pensamentos e interações que acontecem em uma sala de aula cheia de estudantes, permitindo que o professor tire o melhor proveito disso para favorecer o processo de aprendizagem da turma.
Juntando as peças: do código ao jogo de tabuleiro no Scratch
(oficina)
Fábio Vinícius dos Santos e Eduardo Campos Nunes (UFF)
A nossa oficina tem como objetivo apresentar e construir um artefato pedagógico – por meio da programação em blocos do Scratch – envolvendo o reconhecimento e a adição de frações para os estudantes do segundo segmento do ensino fundamental. A partir de um roteiro, manipularemos os seguintes elementos: cenários, personagens, códigos e interações; ao mesmo tempo em que desenvolvemos a matemática por trás do jogo e exploramos alguns recursos, como variáveis e listas.