Manuel Pinto Machado
(1943-2015)
(1943-2015)
No blog: O Navio Desarmado
No blog: Avenida da Liberdade por José Ribeiro e Castro
Na Revista dos Antigos Alunos do Colégio Militar - texto de Miguel Félix António
Livros:
"Os Presidentes e os Governos da República no Século XX" de Miguel Félix António, Bernardo Diniz Ayala, Alberto Laplaine Guimarães, Manuel Pinto Machado. Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 2000.
"Os Governos da República 1910-2010" de Miguel Félix António, Bernardo Diniz Ayala, Alberto Laplaine Guimarães, Manuel Pinto Machado. 2011.
"Que os Poetas me Perdoem," 1996. Edição privada e exclusiva para família e amigos íntimos.
Outras:
Guia do Autarca de Miguel Félix António e Manuel Pinto Machado, Lisboa, suplemento do Diário de Noticias 2004, 2002, 2000, 1998, 1996, 1994. A propósito do Guia do Autarca: "Estabilidade e Fasquia"
Textos:
Amaro da Costa - no livro "Adelino Amaro da Costa, Escritos de Governo" editado pelo IDL.
Setembro
Desde a primeira madrugada de Setembro que me achego, esperançoso e sorrateiro, à borda da varanda, olhando de frente o rio e o mar, mas de soslaio para a serra, lá longe.
Bem tento perguntar à lua, sempre viajante, ou às estrelas, paradas e a cintilar, o que se passa com o tempo, onde está a neblina e o cair da folha, onde se perdeu o arrepio de fim de tarde, porque se esborratou a luz mortiça, deste mês que não é mês, de fim de verão que não começou nem parece acabar?
Mas só o poeta, sensível como o orvalho da manhã, guardador da memória sem fim, é que, numa lua nova muito escura, me veio dizer a verdade: É que já não está cá o António e, por isso, Setembro fugiu. Não se sabe para onde, mas certamente para perto da música, para os lados da cor, para as bandas da arte, acompanhado da saudade, da tristeza, da perda.
Que se dane o Outono. Começa quando começar, naturalmente quando a lágrima já não for chuva. E mais em segredo confessou-me, que durante todos estes últimos anos, Setembro lhe disse que se chamava António.
Manuel Pinto Machado
(Texto em homenagem ao seu irmão António)