Identidade visual do Matheando
Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória
Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória
A identidade visual reforça a integração entre a Matemática, a cultura regional do Paraná e a comunidade acadêmica da UNESPAR - Campus de União da Vitória.
Nele há o logotipo oficial da UNESPAR acompanhado do tÃtulo em destaque:
"MATHEANDO DO COLMAT", uma composição tipográfica, com cores preto, verde, laranja e branco, além de um sutil efeito de sombra e profundidade, conferindo modernidade e dinamismo ao projeto.
Logo abaixo, aparecem os carismáticos mascotes do MATHEANDO, especialmente criados para simbolizar os valores e a proposta do projeto. Cada personagem foi pensado para representar elementos da fauna, flora e cultura paranaense, sempre associados ao universo matemático.
🧉Personagens apresentados (da esquerda para a direita):
Tatu: Representando a fauna local, carrega sÃmbolos matemáticos em sua camiseta (compasso e régua) e segura sua cuia de chimarrão.
Araucária: A árvore sÃmbolo do Paraná, carregando sÃmbolos em sua camiseta (letra grega betha, sÃmbolo da divisão e o sÃmbolo do número pi) reforçando a identidade regional.
Cuia para Erva Mate: Personificada, reforça a cultura do chimarrão como sÃmbolo de encontro e diálogo.
Gralha Azul: Ave tÃpica do Paraná, associada à disseminação das sementes da araucária e, aqui, ao espÃrito de compartilhamento de saberes.
Capivara: Representando a continuidade da fauna regional e trazendo estampado em sua camiseta uma expressão matemática (o teorema de Pitágoras), convidando ao aprendizado.
Os mascotes aparecem com expressões amigáveis, frases de incentivo ao estudo, como "Vamos mathear e chimarrear", traduzindo a proposta central do projeto: articular a Matemática com outras áreas do conhecimento, com a cultura local e com diferentes formas de aprendizagem, promovendo espaços de diálogo e socialização, como as tradicionais rodas de chimarrão.
O conjunto da identidade visual busca criar uma aproximação lúdica, acolhedora e culturalmente significativa, mostrando que falar de Matemática também pode ser um momento de encontro, conversa e partilha de saberes, exatamente como se faz em uma boa roda de mate 🧉.