Prejuízo

As pequenas empresas são extremamente sensíveis às boas e más fortunas. Quando a economia sofre um baque (como a pandemia do Coronavírus), ou por alguma razão seu nicho de negócios cai em desuso, os lucros podem se transformar em perdas rapidamente.

É emocionante e satisfatório trabalhar na expansão de um empreendimento, mas há pouca alegria na rápida redução do tamanho de um negócio que tornou-se sobrecarregado, especialmente um que tenha pego empréstimos para financiar a expansão, apenas para descobrir que um mercado em declínio não vai sustentar as vendas.

GARANTINDO A SOBREVIVÊNCIA DO NEGÓCIO EM 3 ETAPAS

Crie um plano de sobrevivência

Se nos últimos seis meses, as vendas foram abaixo de 30%, o plano deve explicar convincentemente como sua empresa será capaz de cortar despesas, aumentar as vendas, manter ou restabelecer uma margem de lucro adequada e gerenciar (ou atrair mais) dinheiro para que em X meses você volte a ser rentável e tenha bastante dinheiro no cofre para colocar contas em atraso em dia.

Prepare uma declaração de lucros e perdas

Você não pode fazer o planejamento ou tomar as medidas que serão necessárias para reorganizar um negócio golpeado pela recessão, ao menos que você compreenda plenamente números-chave do seu negócio.

Estabeleça um conselho consultivo

Este é um pequeno grupo de experientes consultores, pessoas com experiência empresarial suficiente para entender a sua declaração de lucros e perdas e analisar o seu plano de sobrevivência.

Quanto mais você monitora o progresso de seu negócio, mais rapidamente consegue identificar tendências que precisam ser alteradas. Como regra geral, uma demonstração mensal de ganhos e perdas é ideal para ver como sua empresa está seguindo financeiramente.

Usando dados históricos da gestão financeira, você pode fazer previsões realistas sobre receitas e despesas. Estabelecer metas financeiras de longo prazo passará a ser estratégico, em vez de trabalhar por pura adivinhação.

Lembre-se ainda de que as declarações de lucros e perdas são um dos relatórios mais importantes para o seu negócio. Ele não pode dizer tudo o que está acontecendo na sua empresa, mas pode relatar muito sobre como sua empresa está realmente se saindo.