Sobre o MateANDO

O projeto MateANDO nasceu da vontade de contribuir com a popularização da Matemática em ambientes virtuais.

Organizado pelas Universidades do Rio Grande do Sul: FURG, UFPEL, UFRGS, UFSM, Unipampa.

Dúvidas?

Entre em contato pelo e-mail: mat.mateando@gmail.com

Palestras em 2022

Aspectos da interação entre geometria diferencial, equações diferenciais e fenômenos físicos

Link: https://youtu.be/r36yG9GeLKM


Resumo da palestra:

Serão introduzidas noções básicas da geometria diferencial de superfícies. Uma classe especial de superfícies será associada a soluções de certas equações diferenciais. Essas equações descrevem diversos fenômenos físicos. Métodos geométricos para obtenção de tais superfícies serão apresentados. Exemplos de tais superfícies e as correspondentes soluções das equações diferenciais associadas serão visualizados por meio de computação gráfica.

Um pouco da Matemática por trás dos Origamis

Link: https://youtu.be/5IsB1HSMDM4


Resumo da palestra:

Nesta palestra, vamos lançar nosso olhar para os Origamis e explorar um pouco da matemática por trás desta arte.

Além dos aspectos didáticos, que não serão o objetivo da palestra, outros pontos podem ser explorados, como por exemplo, a relação com construções geométricas com régua e compasso, bem como com equações algébricas. Este será nosso foco.

Veremos, por exemplo, que... bem, melhor eu evitar spoiler e guardar algo para a palestra.

Medindo o tamanho de objetos em uma imagem

Link: https://youtu.be/Uy_1fC0qdNQ


Resumo da palestra:

Na palestra serão abordados alguns conceitos fundamentais sobre o processamento de imagens digitais bem como as ferramentas matemáticas utilizadas.

Letramento Estatístico: uma das atribuições de profissionais que ensinam Matemática

Link: https://youtu.be/ExaUa2yQsHU


Resumo da palestra:

Esta palestra abordará a relevância social do Letramento Estatístico, bem como a dos profissionais que ensinam Matemática para tal. Por meio da apresentação dos requisitos para uma pessoa ser letrada em Estatística, proporcionará reflexões acerca da importância desta competência para o exercício da cidadania. Outrossim, apontará que tal aspecto está contemplado na legislação educacional brasileira, em todas as áreas e anos da Educação Básica, e especialmente é uma das responsabilidades de profissionais que ensinam Matemática.

Inclui um case de currículos de licenciaturas que incluíram disciplina que contempla a formação de professores para o ensino da Estatística. Enfocará em estratégias que vêm sendo utilizadas para preparar docentes para promover o Letramento Estatístico. Especialmente abordará Projetos de Aprendizagem Estatístico – PAE, a Formação Colaborativa Docente, entre outras atividades e teorias que embasam práticas pedagógicas voltadas para o protagonismo discente e à interdisciplinaridade.

Um convite à interação e ao diálogo com profissionais que ensinam Matemática para a promoção do Letramento Estatístico!

Modelagem Matemática em Educação Matemática: um relato de experiências

Link: https://youtu.be/Pkrr6IAiP3o


Resumo da palestra:

Nesta apresentação irei apresentar relatos de experiência de práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática, tanto em escola básica como em nível superior. Ao longo desses relatos, irei apresentar as perspectivas de Modelagem relacionadas a cada prática, assim como tecer algumas reflexões que foram debatidas ao longo das pesquisas.

Aplicações em Python: de sistemas lineares e equações diferenciais

Link: https://youtu.be/nRnOvQ_0mo8


Resumo da palestra:

A linguagem de programação Python pode ser uma importante ferramenta para solução de problemas em matemática aplicada. Nesta palestra vamos conhecer um pouco mais sobre o Python e algumas de suas bibliotecas. Serão apresentadas desde simples aplicações do Cálculo Diferencial e Integral, como o emprego da lei de resfriamento de Newton, até o estudo de modelos populacionais e epidemiológicos.


Grupos quânticos e o posto combinatório

Link: https://youtu.be/4FprgEBOHRs


Resumo da palestra:

Nesta palestra definiremos um grupo quântico e daremos alguns exemplos importantes. Depois introduziremos a noção de posto combinatório, apresentando alguns grupos quânticos para os quais este número é conhecido e outros casos que ainda não foram calculados.


Tudo que você queria saber sobre as pesquisas eleitorais e não tinha coragem de perguntar

Link: https://youtu.be/VpvrEO8sPio


Resumo da palestra:

Nesta palestra vamos conhecer um pouco sobre Estimação que é uma técnica estatística inferencial de tratamentos de dados e que é usada em muitas pesquisas, incluindo as pesquisas eleitorais.


Sistemas dinâmicos e combinatória

Link: https://www.vcoloquiosul.maringa.br/


Resumo da palestra:

A combinatória é um ramo da matemática que procura obter de forma explícita o tamanho de certos conjuntos finitos. Para executar essa tarefa, geralmente bem difícil, é preciso lançar mão de várias técnicas distintas, dentre elas a recursividade, na qual a estimativa para um conjunto é obtida em função da estimativa para um conjunto menor, geralmente mais simples de se calcular. Nessa palestra pretendo ilustrar o uso dessa técnica (que na verdade pode ser vista como uma aplicação do sistema dinâmico definido pela função recursiva) em alguns casos bem clássicos, como a Torre de Hanói e a fórmula para os números de Fibonacci, bem como em situações cujo estudo é mais recente como a contagem de configurações em árvores.


Teoria Espectral dos Grafos - Resultados, Aplicações e Pesquisa

Link: https://youtu.be/Atca8Ibp8pg


Resumo da palestra:

Os autovalores e autovetores de matrizes associadas a grafos estão relacionados a muitas das suas características estruturais. O crescente interesse nessa conexão levou ao surgimento da Teoria Espectral dos Grafos. Em uma palestra de caráter introdutório, apresentarei resultados clássicos, aplicações e direções de pesquisa nessa área.


A Matemática em Memes

Link: https://youtu.be/rhbYFABFdp8


Resumo da palestra:

Quem disse que a matemática é chata? Nesta palestra vamos passear por vários "memes" envolvendo matemática e explorar, de forma descontraída, a matemática ali presente, muitas vezes até mesmo escondida por trás da tira.


Equações diferenciais, folheações e geometria complexa

Link: https://youtu.be/NFLizTdz8mw


Resumo da palestra:

Nesta palestra, apresentaremos alguns conceitos básicos da teoria de folheações e veremos alguns resultados que a relacionam com outras áreas.



PINTANDO O SET: uma bagunça boa entre Matemática e Cultura Maker

Link: https://youtu.be/xS3Tnjb_saI


Resumo da palestra:

Nesta palestra, apresentaremos algumas possibilidades de explorar questões de combinatória e probabilidade a partir de uma atividade (re)criativa.



Matemática sob a visão de uma Dinamicista - A área de pesquisa e algumas mulheres que fazem parte dessa história

Link: https://youtu.be/pYapvPY8HN0


Resumo da palestra:

Esta palestra fala um pouco sobre a área de pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Vamos tratar de temas gerais como o contexto histórico, linhas de pesquisa e algumas questões sobre atuação das Mulheres/Cientistas na matemática, em particular, das dinamicistas. Trataremos também de temas de pesquisa atuais que impulsionam o estudo dos sistemas dinâmicos caóticos, como o atrator de Lorenz e a Conjectura de Palis.


Sobre os teoremas de Rentschler e Jung

Link: https://youtu.be/mydri_RHSFg


Resumo da palestra:

É bem conhecido o fato que todo k-automorfismo de k[x,y] é tame (Jung e Van der Kulk) e várias demostrações disso já foram propostas; uma extremamente curta foi proposta por Rentschler (1968). Com plano de fundo este contexto, apresentaremos alguns resultados sobre a classe de derivações localmente nilpotentes.


A data da Páscoa

Link: https://youtu.be/feEGJuSdBVg


Resumo da palestra:

A cada ano a Páscoa "cai" em um dia diferente. Era 17 de abril de 2022 e será 9 de abril de 2023. Como esta data é calculada? Tudo depende de uma misteriosa "Lua Eclesiástica", que é um pouco diferente da "verdadeira Lua" e que foi concebida em 325 no Conselho de Nicaea. Esta será a ocasião para falar um pouco de história, um pouco de astronomia, e um pouco (mais) de matemática.


Palestras que ocorreram em 2021

Que matemática podemos fazer usando as tecnologias?

Link: https://youtu.be/cWtC6I5bahI


Resumo da palestra:

Apesar de sua importância prática, as conexões entre tecnologia e matemática, em geral, não são realizadas dentro da escola ou da academia. Nesse contexto, durante nossa mateada, vamos falar sobre as possibilidades de fazer matemática usando ferramentas tecnológicas. Conversaremos principalmente sobre a integração da geometria com artes e sobre habilidades de visualização espacial.


Jogos evolucionários - um modelo para comportamento altruístico na evolução

Link: https://youtu.be/aKv7lwbgklg

Resumo da palestra:

Jogos evolucionários é uma teoria matemática relativamente nova que visa formalizar em termos matemáticos modelos de evolução em biologia. Ela originou-se como uma aplicação da teoria dos jogos a contextos biológicos, surgindo da constatação de que a sobrevivência de uma determinada característica genética depende da aptidão dela ao meio e da sua frequência na população. Essa observação introduz um aspecto estratégico na evolução, o que levou a matemáticos usarem modelos baseados em teoria de jogos para estudar o assunto. Por muito tempo se fez a suposição de que a evolução era apenas impulsionada pelo egoísmo dos indivíduos que interagem uns com os outros. Contudo, essa suposição é bastante restritiva em modelos de evolução em biologia, pois a evolução é induzida pelos interesses egoístas de grandes grupos de indivíduos que cooperam entre si; um grupo pode corresponder, por exemplo, a uma colmeia inteira ou a um ninho de formigas. A partir deste entendimento vários modelos de jogos, chamados jogos evolucionários, foram propostos para entender essa dinâmica.

Recentemente a teoria dos jogos evolucionária tornou-se de interesse crescente para economistas, sociólogos e antropólogos – cientistas sociais em geral. Esse interesse deriva de três fatos. Primeiro, a “evolução” tratada pela teoria dos jogos evolucionários pode ser entendida como evolução cultural, onde se refere a mudanças nas crenças e normas ao longo do tempo. Em segundo lugar, os pressupostos de racionalidade subjacentes à teoria evolutiva dos jogos são, em muitos casos, mais apropriados para modelos de sistemas sociais do que os pressupostos subjacentes à teoria tradicional dos jogos. Terceiro é uma teoria explicitamente dinâmica, elemento ausente na teoria tradicional que visa estudar a melhor estratégia para um determinado momento, ou sequência de jogadas.

Nesta palestra, apresentaremos os aspectos fundamentais da teoria e apresentar alguns dos modelos utilizados atualmente.


Sobre derivações polinomiais

Resumo da palestra:

Seja k[x1, . . . , xn] o anel de polinômios em n variáveis com coeficientes num corpo k, que por simplicidade assumiremos k = R ou k = C. Uma k-derivação nesse anel corresponde a um campo de vetores com componentes polinomiais no espaço Rn (ou Cn), e como tal possui propriedades algébricas e geométricas dignas de estudo. Nesta palestra, mostraremos alguns dos problemas que podem ser abordados nesse sentido.



A matemática por trás das Tomografias

Link: https://youtu.be/CYh4iIt6ZdE

Resumo da palestra:

Desde a invenção e utilização da Tomografia Computadorizada por raio-X na década de 60, esta tornou-se um dos métodos mais importantes de diagnósticos por imagens não-invasivo. Posteriormente, avanços tecnológicos permitiram a introdução de diversas outras formas de tomografias, as quais se tornaram ferramentas indispensáveis em medicina, biologia, engenharias e outras áreas da ciência. Tais modalidades de tomografia diferem pelo tipo de ondas/partículas usadas para escanear o objeto de interesse, que, por sua vez, determina que propriedades biológicas, físicas, etc que podem ou não ser detectadas.

Em tomografias, as imagens não são obtidas de forma direta e devem ser reconstruídas a partir da solução de um problema inverso de identificação de coeficientes no modelo. A modelagem de quase todo o tipo de tomografia é dada por equações diferenciais (parciais) que descrevem a propagação do tipo de onda/partícula através do meio. Tais métodos de reconstrução são, em geral, muito instáveis com respeito às medidas obtidas e, assim, dificultam a obtenção de imagens com boa qualidade.

Veremos que algumas modalidades de tomografia são capazes de obter imagens com boa resolução (tomografias do tipo ultrasson) mas não conseguem distinguir entre coeficientes que determinam diferenças de densidade (tecidos sadios e cancerigenos). Já outros tipos de tomografias (tomografia por impedância elétrica) são mais sensitivas em relação às diferenças de densidade dos coeficientes, no entanto, são extremamente instáveis com relação às medidas indiretas.

Nosso objetivo é introduzir pelo menos uma modalidade de tomografias multi-físicas (tomografías híbridas) que passaram a ser estudadas recentemente e tem movimentado a comunidade de pesquisa. A ideia é que o acoplamento entre fenômenos distintos, por exemplo radiação infra-vermelha e ultrasson, possam eliminar os problemas de baixa resolução e/ ou baixo contraste dos métodos tradicionais.



Charla matemática: Camperiando aprendizagens de docência na mateada

Link: https://youtu.be/3ETnibix3Uk

Resumo da palestra:

Falar em docência e falar em aprendizagens ao longo da vida vivida e da vida por viver, durante o tempo presente. Ser professor – e ser professor de matemática – pode significar muito das pessoas de um modo em geral: positiva ou negativamente. Sempre preferimos marcar positivamente somando e multiplicando alegrias, subtraindo tristezas e dividindo conhecimentos. Sem perder de vista a visão do neurologista português António Damásio que é apresentada no seu livro: O Erro de Descartes. Para esse pesquisar o erro terá sido a não apreciação de que o cérebro não foi apenas criado por cima do corpo, mas é a partir e junto com ele. A clássica e eterna frase do filósofo e matemático francês Rene Descartes (1596-1650), é traduzida para o português como “penso, logo existo”, embora seja mais adequado traduzi-la como “penso, portanto sou”. Assim, com a visão de Damásio, poderíamos dizer “Penso, sinto, portanto existo”. E, somaria a esse pensamento a epistemologia de Maturana Varela que escreve: […] cada pessoa diz o que diz e ouve o que ouve segundo sua própria determinação estrutural. Da perspectiva de um observador, sempre há ambiguidade em uma interação comunicativa. O fenômeno da comunicação não depende do que se fornece, e sim do que acontece com o receptor. E isso é muito…



O infinito ao alcance do pincel

Link: https://youtu.be/f62RTDfG6wo

Resumo da palestra:

“Tão correto e tão bonito, o infinito é realmente um dos deuses mais lindos” já dizia Renato Russo.

Poetas, escritores, artistas, matemáticos, enfim, todos têm uma queda pelo “infinito”. O conceito de “infinito” é ao mesmo tempo fascinante e nos deixa perplexos.

Nesta palestra, vamos viajar até a Europa renascentista (entre os séculos XIV e XVII) e lançar um olhar matemático sobre pinturas que escondem em seus detalhes o “infinito”. Tendo este porto de partida, avançaremos na história e veremos como tal conceito proporcionou progressos na matemática, particularmente na geometria.



O que macacos e sistemas de partículas interagentes têm em comum?

Link: https://youtu.be/_spzjJ0wumE

Resumo da palestra:

Nesta palestra você poderá responder esta pergunta conhecendo um pouco mais sobre o surgimento de uma das mais jovens e promissoras áreas de pesquisa em matemática pura, que teve origem nos jogos de azar e, atualmente, é usada em diversas áreas da ciência. Sim, falaremos de Probabilidade. E para deixar esta conversa mais interessante mostraremos um pouco da matemática por trás de problemas interessantes e alguns até paradoxais.



Poincaré, Thurston, Hamilton e Perelman: Resolvendo um dos problemas mais lindos da matemática

Link: https://youtu.be/-I-G4KrNuds


Resumo da palestra:

Em 1904, Henri Poincaré fez uma pergunta que permaneceu sem resposta por 99 anos. Nessa palestra, vamos contar qual o enunciado desta pergunta (hoje conhecida como Conjectura de Poincaré) e explicar os aspectos intuitivos da teoria desenvolvida por Thurston, compreendida por Hamilton e demonstrada por Perelman que revolucionaram a topologia, criando o ramo hoje conhecido por Topologia Geométrica.



Sobre a Bosonização da Super Plano de Jordan

Cônicas na Métrica da Soma

Um convite para pensar na Geometria antes do V Postulado de Euclides

Número de Milnor e Tjurina de Folheações

Conversando sobre teoria ergódica

Uma correspondência de Galois para ação parcial de grupoide

Holomonia Riemanniana e o Grupo G2 (uma introdução)

A abordagem da comutatividade da multiplicação na Educação Básica

Películas de sabão infinitas? Pode?