Lisbon Festschrift for Mary Kato

A singular pesquisadora incansável

24-26 May 2023

Centro de Linguística, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa


Ian Roberts: "Mary has always been an excellent linguist, a great host, a fantastic teacher and above all a wonderful person and a great friend."

Andrés Saab (tu nieto académico, como alguna vez me llamaste): "Querida Mary, A pesar de mi conocida verborragia, no encuentro ahora las palabras exactas para describir la importancia que has tenido en mi vida académica. Sos una científica modelo en todo y cada uno de los aspectos relevantes que nos podrían definir como científicos. Pero, además, siempre vi en vos una persona extraordinaria: cálida, humilde y amable. Siento que la vida fue enormemente generosa conmigo al permitirme conocerte. Sin embargo, que me hayas ofrecido tu amistad es un regalo todavía más grande. Muchas felicidades."

Jairo Nunes: "Tentar falar sobre a Mary é frustrante, porque as palavras se tornam murchas e esmaecidas. Claro que uma das primeiras coisas que vem à mente é a sua enorme contribuição acadêmica em várias subáreas da linguística, tanto em suas pesquisas propriamente ditas, quanto na formação qualificada de gerações de linguistas. Mas a Mary tem uma aura especial, que envolve todas as facetas de sua vida e contagia todo mundo, e é essa centelha generosa que é difícil de capturar em palavras. Todos os alunos e colegas que interagiram e interagem com ela se sentem de alguma forma tocados por uma energia positiva que tende a despertar o que há de melhor em cada um. Eu me sinto particularmente afortunado por meu caminho ter cruzado com o da Mary e desde então ter sempre podido contar com a sua inesgotável generosidade. Um grande beijo, Mary querida!"

Eugenia Duarte: "É muito difícil separar a Mary amiga, a professora e a orientadora. Sua simplicidade e generosidade, sua tranquilidade e delicadeza estão presentes em cada uma dessas facetas e são destacadas por todos aqueles que têm a sorte de ter convivido e de conviver com ela. Do ponto vista acadêmico, não posso deixar de ressaltar sua ética, sua capacidade de valorizar todos os quadros teóricos, porque conhece todos!!! (e os respeita a todos.). Nesse sentido, mais do que muito querida, Mary é uma lição!

Ana Maria Martins: "A Mary Kato é o oposto do estereótipo do académico como nos aparece nos livros de David Lodge, Richard Russo ou Alexander McCall Smith. É uma linguista brilhante sem o menor tique de estrela, de uma simplicidade afetuosa desarmante no relacionamento pessoal e de uma generosidade sem limites no contexto académico."