Marcos Mendes

Marcos Mendes tem graduação e mestrado em economia pela Universidade de Brasília e doutorado pela USP.

É servidor de carreira da Consultoria Legislativa do Senado desde 1995, especializado em economia do setor público, finanças públicas, política fiscal e relações federativas. Atualmente está licenciado e vinculado ao Insper, como pesquisador associado em políticas públicas.

De maio de 2016 a dezembro de 2018 exerceu a função de Chefe da Assessoria Especial do Ministro da Fazenda (gestões Henrique Meirelles e Eduardo Guardia), quando atuou na formulação, discussão e tramitação legislativa das principais reformas econômicas empreendidas pelo Governo Federal, com ênfase na Emenda Constitucional do teto de gastos, na revisão do marco regulatório do petróleo, na reforma da previdência e na reforma da relação entre Tesouro e Banco Central.

Desde junho de 2019 assina coluna quinzenal de economia no jornal Folha de S. Paulo.

No ano letivo 2012-2013 foi pesquisador convidado da London School of Economics, ocasião em que escreveu e publicou o livro “Por que o Brasil cresce pouco? Desigualdade, democracia e baixo crescimento no país do futuro”.

De janeiro a maio de 2019 foi pesquisador associado do Instituto de Pesquisas Casa das Garças, onde produziu o livro “Por que é difícil fazer reformas econômicas no Brasil?”.

Em 2022, organizou o livro “Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil”. 

Trabalhou no Banco Central e no Tesouro Nacional, sempre em áreas relacionadas a dívida pública e finanças públicas. 

Produziu diversos estudos sobre políticas públicas, os desequilíbrios orçamentários no Brasil e os problemas de gestão fiscal, suas causas políticas e econômicas. Organizou, publicou e participou de diversos outros livros como autor de capítulos.