A Olimpíada Brasileira de Informática é a principal competição de informática do brasil para alunos do ensino fundamental e médio, mas também possui uma modalidade para competidores do ensino superior que estão no primeiro ano, sendo assim ótimo para quem está começando com programação competitiva.
A OBI é uma competição individual, que possui 3 fases ao todo. Se você estiver cursando pela primeira vez o primeiro ano do ensino superior, aproveite para participar!
Site da Competição: https://olimpiada.ic.unicamp.br/
Maratona é o nome dado as competições de programação que promovem nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas.
A maioria das competições em nível universitário são feitas no formato de times. Os times são compostos por três estudantes, que durante 5 horas tentam resolve o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e solucionar os problemas dados.
Os membros do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes e construir soluções que sejam aprovadas pelo juíz eletrônico. Alguns problemas requerem apenas compreensão e raciocínio, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.
A correção de cada problema resolvido pelo time é feita da maneira automática por um software que é conhecido como juíz. Esse software faz, na maioria das competições, uma correção binária de certo ou errado. Essa correção é feita compilando e executando o código enviado pelo time ao juiz. Caso o código responda corretamente a todas os casos de teste previstos pelo juiz, então a equipe recebe um veredito de Aceito. Caso contrário recebe um veredito de Resposta Errada e recebe uma penalidade por isso. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.
Para informações mais detalhadas sobre as regras e o formato da prova por favor visite o site oficial da maratona no brasil: http://maratona.ime.usp.br/regras18.html
Várias universidades do Brasil desenvolvem competições locais para definir times para participar da Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Estes times competem nesta Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais.
As competições subregionais e regionais são uma ótima oportunidade de conhecer estudantes do brasil inteiro que compartilham a paixão pela maratona.