Modalidade

A história do Skate de Longa Distância começou em 1959 com o Longboard/Skateboarding, que se originou em Oahu, no Havaí, quando os surfistas começaram a usar o longboard/skate para treinar, quando não havia ondas. No início chamava-se Sidewalk Surfing e as primeiras pranchas eram feitas de céus ou pranchas de madeira com rodas de metal retiradas de patins.

Depois de um tempo as pessoas perceberam que as rodas de barro eram mais seguras, mas o esporte jovem ainda era muito inseguro e sua popularidade diminuiu até a chegada das rodas de uretano no início dos anos 1970, que eram mais seguras, suaves e com mais aderência. No entanto, com o aumento da usabilidade veio uma crescente ousadia e imprudência que elevou o preço do seguro para eventos e skateparks. Como resultado, o esporte sofreu outro declínio na popularidade até o início de 1990.

Impulsionado pela popularidade internacional de celebridades do skate como Tony Hawk, um grupo crescente de skatistas experientes e um público muito mais disposto a experimentar novos esportes ao ar livre, combinados com snowboarders que recorrem ao longboard no verão para experiências semelhantes, o Skate de Longa Distância  começou a esculpir fora seu próprio nicho. Na virada do século, o skate a distância não era mais uma moda passageira, mas um esporte sério com imenso crescimento internacional e séria consideração como uma fonte viável de transporte. (https://theidsa.org/about/)

O skate para a prática da modalidade Skate de Longa Distância, conhecida também como LDP (P=Pump, Push/Paddle), apresenta algumas configurações específicas que melhoram a performance nas longas distâncias para os praticantes, (trucks, angulações específicas, bushings com diferentes durezas) entre outros detalhes no qual você poderá checar nos links disponíveis neste texto.

No Brasil a modalidade ganhou força com a divulgação da modalidade (2012) a partir do Blog  Skate LDP, organizado pela Enia Lobo-Rio de Janeiro (http://skateldp.blogspot.com/), Vídeos no You Tube divulgados como Escola de LDP(Yuri-2015) organizado pelo pessoal do LDP Rio de Janeiro, um dos maiores grupos de praticantes do Brasil. (https://www.youtube.com/channel/UCPc3RSKrIJRbL7xgpcJHNlg/featured).

Na mesma época o Grupo LDP Baixada Santista (Fábio Gil e outros praticantes) também utilizou o You Tube para divulgação da modalidade em Santos. (https://www.youtube.com/channel/UCMKFIC70AOuVqBdrwGcFCYA)

Outros cidades do Brasil, como Espírito do Santo, são representados pelo Rafael Martins e o Hércules. (https://www.youtube.com/channel/UC9FiWQhm9YvR7yIj7cEFhpw) e em Brasília o praticante Flávio Marcondes.

Em São Paulo temos praticantes do Grupo LDS-São Paulo (Organizador Júlio Eduardo) que deu início em 2018 a divulgação da modalidade junto com outros praticantes da cidade, realizando encontros para rodar nas ciclovias dos parques da cidade e inspirados pelos demais movimentos no Brasil. O LDS-SP possui praticantes veteranos como o Artur Maniero (Diretores Internacionais-Brasil-The Skate International Distance and Supercross Association’s -SkateIDSA) e 2°lugar na Skate Run 2017-ABC/SP e que já tinha contato com o pessoal do LDP Rio de Janeiro (https://www.instagram.com/p/BcSXIllH3r_/) entre outros membros, assim como praticantes que já participaram da Skate Run São Paulo-ABC e que conquistaram boas colocações e pódios em algumas edições. (http://skaterun.com.br/)

O grupo também deu início a Live no You tube(LDS-SP e LDP RJ) sobre a modalidade com praticantes de renome, donos de marcas de shapes para a modalidade, assim como convidados internacionais. (https://www.youtube.com/watch?v=K7kwp1KQ2Dw , https://www.youtube.com/user/fescolfaro , https://www.youtube.com/channel/UCHDqX35TX0oXBo4r8twoYEw) , (https://www.instagram.com/ldssaopaulo/)

Temos também brasileiros competindo pela modalidade pelo mundo, são exemplos o Duh Machado (Marketing/LDP Cast -The IDSA) que compete nos EUA no evento Miami UltraSkate-24 horas,  Marathon-LDP em Beijin (#beijingmarathon) e foi o organizador do primeiro evento Out law da modalidade em São Paulo, o  Doze km Outlaw (https://www.instagram.com/dozekmoutlaw/) e fechando o breve histórico, temos o brasileiro Felipe Scolfaro (Campeão do Pusha 2019 na Itália- https://www.pusha.it/en/results-2019/) e 3° lugar no Dutch ULTRASKATE 2018-Holanda (https://www.instagram.com/p/Bk-ONnuACbe/).

Em julho de 2022 a Federação Paulista de Skate homologou pela primeira vez no Brasil o caderno Técnico da modalidade Skate de Longa Distância/Push Race, ampliando a divulgação e organização de futuros circuitos para a modalidade.


Esperamos ter você como um novo integrante da modalidade Skate de Longa Distância.

                                                                                                                                                                                                                                     Organização do evento