DÚVIDAS FREQUENTES

O QUE É O MAPEAMENTO?

O Mapeamento da Dança é uma pesquisa que tem a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva da dança no estado. Os dados servirão para traçar um perfil do setor e orientar ações e políticas públicas para o esse campo no Rio Grande do Sul. Essa pesquisa é uma demanda da comunidade da dança do Estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014 e no Plano Estadual de Cultura, de 2015.

QUEM PROMOVE?

O Mapeamento da Dança no Rio Grande do Sul é construído a partir das discussões e proposições do Grupo de Trabalho que reúne 19 entidades representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. O grupo foi constituído em abril de 2020 reunindo instituições nas esferas governamental, universitária, institucional, artística e de articulação política do segmento.

São elas: Articula Dança RS/ ASGADAN/ Associação de Circo RS/ ATAC/ Centro Municipal de Dança-SMC-PMPA/ Colegiado Setorial de Circo RS/ Colegiado Setorial de Dança RS/ Conselho Estadual de Cultura RS/ FAMURS/ Fórum de Ação Permanente pela Cultura/ Fórum Permanente de Cultura de Pelotas/ SATED RS/ SEDAC RS/ SEPLAG RS/UCS/ UERGS/ UFPEL/ UFRGS/ UFSM

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todos os trabalhadores e trabalhadoras da dança no estado do Rio Grande do Sul que tenham pelo menos dois anos de atuação na área e idade mínima de 18 anos.

COMO POSSO PARTICIPAR?

Se você é profissional ou artista da dança pode participar preenchendo o questionário no link: https://forms.gle/ojcrkh9oqYHH2bwo9

POR QUE DEVO RESPONDER?

É fundamental que todos os trabalhadores e trabalhadoras da dança do RS respondam o questionário para que seja possível visualizar um panorama artístico, socioeconômico e geográfico da dança no estado que forneça informações sobre as necessidades específicas do setor no território e nas diferentes regiões.

Os dados servirão ainda para fortalecer as relações e a comunicação entre os diversos agentes e segmentos da Dança no RS. Desta forma, você e toda a comunidade da dança, poderão ter acesso a informações que possibilitarão a criação de estratégias individuais e coletivas para qualificação e ampliação de suas atividades e do campo de trabalho.

OS MEUS DADOS ESTARÃO PROTEGIDOS?

Sim. Os dados brutos da pesquisa estão sob guarda e responsabilidade de um grupo restrito de pesquisadores/as que assinaram o Termo de Sigilo assegurando a confidencialidade de seus dados. Assim, a divulgação dos dados se dará sempre garantindo o anonimato dos/as participantes.

Será criado um cadastro público dos/as trabalhadores/as da dança no RS, no site do Mapeamento, com 8 dados específicos. Porém esses dados somente serão divulgados com a sua expressa autorização.

ESSE CADASTRO É O MESMO DA LEI ALDIR BLANC?

Não. O Mapeamento da Dança no RS não tem a finalidade de cadastrar para receber benefícios da Lei Aldir Blanc, essa tarefa está a cargo da SEDAC no estado e das Secretarias Municipais de Cultura em cada município.

QUEM SÃO AS PESSOAS QUE ESTÃO DIVULGANDO O MAPEAMENTO?

O Mapeamento vem sendo construído de forma plural e democrática, buscando a participação de todos profissionais da dança para que possa alcançar o maior número de trabalhadores e trabalhadoras do setor e, assim, sucesso na busca de informações precisas e qualificadas. Para isso foi constituída uma rede de “Antenas e Sub- Antenas” que são profissionais e artistas voluntários/as que atuam como interlocutores locais para a divulgação, orientações e auxílio no Mapeamento nas 27 regiões do estado e centenas de municípios do Rio Grande do Sul.

BAIXA A CARTILHA DO MAPEAMENTO