Mod. 15

Ferramentas necessárias para montagem da cama:

- Parafusadeira/furadeira (quanto mais potente melhor).

- Bit allen 4

- Bit Philips PH2

- Bit Philips PH1

- Brocas 3, 4 e 6mm para madeira (para eventuais furos).

As camas vão com a maior parte dos furos feitos. Em algumas situações serão necessárias fazer furos.

Dica importante: na hora de furar com a broca 6 mm, coloque-a bem na ponta da furadeira para que ela entre até a profundidade necessária.

As madeiras que compõe a cama são as seguintes:

1. Separe todas as madeiras por tamanho e por ordem de números, para ficar mais fácil de localizar.

2. Comece ligando os números dos adesivos correspondentes. Exemplo: 1 com 1, 2 com 2 e assim até montar as duas casinhas. Nesse caso sempre vai começar pelas colunas e barras.

Dica importante: essa fase inicial da montagem é feita com parafusos 5x90. Aonde tiver 2 furos paralelos e rebaixo chanfrado na madeira.

Após a montagem inicial das estruturas teremos duas partes como essas abaixo. A parte igual a primeira figura é a cabeceira. A outra fica para os pés.

Agora vamos ligar as duas partes utilizando os travessões, barrotes e travessas.
Os 2 barrotes de 188x9,5 cm devem segurar o estrado da cama. A posição correta deles é alinhar o topo deles com o topo dos barrotes da cabeceira e pé. A mesma coisa se repete com as travessas, que devem ser alinhadas com as outras travessas. Lá no chão, encostado na parede também deve colocar um travessão
.

Após a ligação da cabeceira com o pé, parafuse a escada na coluna do pé que ficou para frente. A coluna da escada tem 2 furos diagonais paralelos em cada ponta. Esses furos ficam virados para dentro. Coloque 2 parafusos 4x50 em cada ponta e enterre a cabeça de modo que fique para dentro dos furos. Aí fixe os 3 degraus da escada na coluna, furando com broca 6mm e usando parafuso Soft.

Ao final da montagem da estrutura sobrarão 3 madeiras sem adesivos, sendo 1 travessão de 188x4,5 cm e 2 barras de 88x4,5 cm. Essas peças deverão compor a estrutura conforme a foto abaixo. Elas servem apenas para ajudar a reduzir o balançado da cama.
Por que não mandamos as colunas com a furação delas?
Simples. A altura que podemos definir aqui pode atrapalhar uma tomada ou um outro detalhe na parede. Nesse caso, somente o cliente saberá o que de fato fica melhor.
ATENÇÃO: Caso o balançado persista ou seja incômodo, sugerimos parafusar a cama na parede, justamente por essas últimas barras e travessão.

Agora é hora de montar os móveis do escritório. Siga as mesmas orientações dos adesivos. A disposição dos móveis fica a critério do cliente. Feito isso, o resultado obtido deverá ser esse:

Agora vamos montar os estrados.
Essa orientação serve para todos os modelos, porém, para camas elevadas não tem ripas trilhos.
As tábuas vão parafusadas direto nas canaletas de sustentação. Essa orientação está mais abaixo.
Independente do tamanho da cama, os estrados são formados por duas peças: as ripas trilhos (4cm de largura x 2cm de altura) e as tábuas (7cm de largura x 2cm de altura). O esquema abaixo mostra como montar para a cama de solteiro, mas segue a quantidade para cada tamanho:

  • Berço: 5 tábuas sobre 2 ripas trilhos (2 estrados)

  • Infantil: 6 tábuas sobre 2 ripas trilhos (2 estrados)

  • Solteiro: 5 tábuas sobre 2 ripas trilhos (3 estrados)

Utilize parafusos 3,5x30 para montar os estrados.

Montado os estrados, coloque-os na posição que irão ficar. Ficam direto no chão mesmo e soltos também.

Se a cama for elevada (com pés), será necessário fixar as canaletas de sustentação dos estrados. Essas canaletas são ripas quadradas de aproximadamente 2x2cm, fixadas com parafusos 4x50. São fixadas nas extremidades inferior dos travessões.