Como prestador de serviço de suporte de TI para uma empresa, buscamos excelência em todos os níveis do negócio, acompanhando de perto o dia a dia do sector. Assim como é essencial investir em inovação e tecnologia para o crescimento, a qualidade do serviço de suporte de TI também deve ter a devida atenção.

A tecnologia tornou-se uma parte cada vez maior na rotina dos negócios. À medida que uma empresa cresce, ela precisa acompanhar esse desenvolvimento, surgindo, com isso, a necessidade de uma prestação de serviços de TI de qualidade, proativa e actuante na prevenção de problemas.

Todo negócio tem necessidades únicas que precisam ser cumpridas quando ele se expande. Com relação a isso, uma boa empresa de suporte de TI manterá essas necessidades em mente, ajudando o empreendimento a avançar em um crescimento ainda maior.

Assim, uma organização em desenvolvimento precisa de um grupo de suporte de TI persistente e experiente, que funcione para o empreendimento, de modo a garantir que sua TI opere perfeitamente em todos os níveis de trabalho.

Qual a importância do suporte de TI?

Existe um requisito para serviços de suporte de TI em todas as organizações, desde as startups até as empresas multinacionais.Um negócio precisa de diferentes programas e respostas para suas operações — incluindo aplicativos de nuvem, estruturas de trabalho de servidores e sistemas, arranjos de segurança e capacidade, entre outros — com os quais uma organização gerenciada com serviços de suporte de TI deve lidar com facilidade.

O escopo de suporte de TI chega muito além de apenas diagnosticar e reparar computadores. Ao ter um mecanismo de suporte dedicado e sofisticado, seus clientes podem aumentar com sucesso a eficiência e reduzir o custo de toda a infraestrutura de TI. Com isso, o atendimento de TI deixa de ser reactivo e mecânico, já que cuidará de diversas coisas antes mesmo de acontecer um incidente.

Desde o planejamento de infraestrutura até o enfrentamento de problemas potenciais em equipamentos de diagnóstico, uma equipe de TI competente pode executar até as tarefas mais complicadas com relativa facilidade. Não apenas isso: ela pode, inclusive, treinar os funcionários de seus clientes para lidarem com as novas tecnologias e a prevenção de futuros e eventuais falhas.

Esta última tarefa está relacionada ao fato de que o suporte e a manutenção dão-se antes mesmo de haver um incidente, por meio de algumas acções preventivas e remediativas, tais como acompanhar, actualizar e corrigir.

Quando se trata de tecnologia, também é preciso considerar o ritmo da inovação, pois, à medida que ela se torna mais sofisticada, as ferramentas e os equipamentos exigem actualizações regulares.

Além disso, deve-se atentar, também, à possibilidade de existir a persistente ameaça de potenciais erros e falhas no sistema e demais questões que podem prejudicar seriamente a eficiência geral do negócio do seu cliente.

Serviços de TI e crescimento do negócio do seu cliente

Sabemos o quão frustrante é ter problemas de computador, especialmente quando todos no escritório estão trabalhando com prazos.

Alguns exemplos desses problemas são o desempenho lento, as falhas na conexão e a incapacidade de acessar dados. Além de desperdiçar seu recurso mais valioso — o tempo — computadores lentos e instáveis também podem comprometer o relacionamento com os clientes.

Os serviços de suporte de TI devem ter a capacidade de reconhecer os problemas que surgem, reduzindo, assim, o tempo de inactividade, além de encontrarem o hardware que seja suficiente para dar conta do negócio do seu cliente e estarem atentos às necessidades de actualização no futuro.

Conforme o negócio do cliente cresce, as necessidades de hardware e software de TI crescem com ele. Às vezes, isso significa contratar mais funcionários ou aumentar a capacidade de rede e os recursos de armazenamento de dados.

Um bom suporte de TI pode ajudar a descobrir o que o negócio precisa hoje e como suas necessidades podem mudar amanhã, tornando os avanços na tecnologia muito mais fáceis de serem lidados.

Além do mais, espera-se que um bom suporte de TI possa criar um plano flexível que garanta que a empresa continue trabalhando com o máximo de eficiência, independentemente da rapidez do seu desenvolvimento.

O que um bom suporte de TI deve oferecer?

As equipes de TI são conhecedoras de sistemas de computação em geral, plataformas de nuvem, hardwares, redes de dispositivos e aplicativos de software. Além disso, cada membro da equipe de TI tem suas próprias e únicas habilidades, experiências e formação em determinada área de especialização.

Com seu conhecimento compartilhado, uma boa prestação de serviços de TI pode oferecer uma grande variedade de acções de suporte, que cubram todas as exigências que uma empresa possivelmente tenha na área.

As empresas de suporte de TI trabalham, principalmente, de duas maneiras: na correcção de problemas imediatos, por meio de um monitoramento em tempo real, e na implementação de medidas preventivas contra futuros problemas.

Serviços de rede

A manutenção e a gestão da rede constituem uma grande parte do trabalho gerido pelas empresas de suporte de TI. Uma rede bem projectada fornece acesso aos dados de todas as estações de trabalho autorizadas.

A rede é monitorada remotamente, por todo o tempo, com o objectivo de manter sua operação, optimizando o tempo e a eficiência. Os protocolos de segurança de rede ajudam a defender seus sistemas de TI contra hackers, vírus e spyware.

Gerenciamento de infraestrutura

Uma empresa de suporte de TI deve ter um excelente conhecimento funcional de estruturas de hardware e software. Eles gerenciam patches de software, recursos de segurança e todas as atualizações necessárias para as estações de trabalho da sua companhia.

Atualmente, a manutenção da rede não envolve a verificação da condição física do servidor e dos dispositivos associados. Trata-se de manter os sistemas de software operacionais instalados e funcionando corretamente.

Mesmo o software mais simples precisa de uma quantidade surpreendente de atenção sobre isso. As atualizações precisam ser instaladas e os patches de segurança aplicados: todos são bastante preocupantes para um amador, mas simples para a empresa de suporte de TI.

Equipe especializada

Alguns especialistas em suporte técnico trabalham internamente para uma empresa, e sua responsabilidade inclui a realização de testes contínuos dos equipamentos existentes e dos programas de software.

Se o novo software ou hardware for recebido, eles realizarão testes operacionais e de garantia de compatibilidade com os demais sistemas em adotados, disponibilizando feedbacks ao fornecedor.

Quando os sistemas são renovados em toda a empresa, o especialista em suporte técnico configurará sessões de treinamento para introduzir o novo software ou hardware para os funcionários, explicando como eles funcionam em termos leigos.

Um treinamento individual pode, por vezes, ser oferecido para gerentes de cada departamento da organização.

Teste e monitoramento de segurança

As empresas de suporte de TI têm um recurso que seus clientes individuais não têm: um amplo conjunto de sistemas de rede que precisa de monitoramento. Isso significa que elas têm acesso e podem pagar pelo software de segurança a nível empresarial, que monitora cada rede separadamente, durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Esse software rastreia downloads, patches de software, cookies e tudo o que entra e sai da conexão de rede. O suporte de TI também tem funcionários prontos para responder a cada alerta e indicação de um problema potencial, além de serem incentivados a prevenir problemas antes de se tornaram um.

Atualização constante

É quase natural que as tendências na indústria de TI mudem com bastante agilidade. À medida que as novas soluções de hardware e software atingem o mercado, você deve integrá-las em sua atual infraestrutura de TI o mais rápido possível.

Hoje em dia, o sucesso da sua empresa depende do tipo de tecnologia que ela utiliza. O uso da tecnologia pelas organizações dá-se por várias razões: desde o serviço de atendimento ao cliente e armazenamento de dados até a segurança, a entrega de serviços e a comunicação.

Conscientize-se de que, com serviços de TI desactualizados, poderás passar por uma frustração severa na entrega de serviços.