[CONVITE AO DIÁLOGO]




EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA INFÂNCIA:

EM DEFESA DO DIREITO À FORMAÇÃO CIDADÃ E À APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCACÃO BRASILEIRA

[17 de outubro de 2020]

O objetivo deste diálogo é criar demandas por políticas públicas que reconheçam a aprendizagem de línguas nos anos iniciais da escolarização como um direito da criança.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Nas últimas décadas, um crescente grupo de pesquisadores, professores e estudantes em formação no campo dos estudos da linguagem, tanto no Brasil quanto no exterior, tem se voltado de forma mais acentuada à educação linguística na infância e, assim, enfrentado os inúmeros percalços e desafios colocados para essa área na atualidade.

Em 2017, tendo em vista a ausência de políticas públicas tanto para a oferta de línguas estrangeiras nos anos iniciais quanto para formação docente neste contexto, um grupo de pesquisadores se reuniu e desenvolveu um primeiro Manifesto no III Encontro de Professores de Inglês para Crianças (EPIC) & II Seminário de Avaliação de Língua Estrangeira para Crianças, na Universidade Estadual de Londrina.

Neste ano, dada a expansão da oferta em diferentes contextos e a omissão do Estado na regulamentação e proposição de diretrizes para uma educação linguística na infância, três grupos de pesquisa – representados por quatro pesquisadoras de diferentes Universidades brasileiras: Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP- E-Lang/CNPq), Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL-FELICE/CNPq), Leandra Ines Seganfredo Santos (UNEMAT – GEPLIAS/CNPq) e Sandra Gattolin (UFSCar- E-Lang/CNPq) – uniram-se para ampliar o Manifesto redigido em 2017.

COMO SE ENGAJAR?

PASSO 1:

CONHEÇA O DOCUMENTO

Leia e intere-se do conteúdo do manifesto, sua justifiactiva, pontos a serem considerados e as reivindicações pleiteadas.

PASSO 2:

DÊ SUA OPINIÃO

Acesse e responda o formulário para emitir sua opinião acerca do documento.

PASSO 3:

PARTICIPE DO ENCONTRO

Entenda como o encontro para discussão ocorrerá e como você terá acesso à transmissão. Marque a data em sua agenda e junte-se a nós para compreender melhor o manifesto e suas implicações.

No topo desta página, você pode navegar e acessar passo por passo.

Contamos com sua contribuição e com sua presença!