Amor romântico

Tarefas à distância, para substituição de 3 aulas

Deverão escolher se querem (1) fazer apenas o trabalho obrigatório para compensar as 3 aulas em falta OU (2) facultativamente poderão desenvolver as tarefas para me fazerem ponderar a subida da classificação.

Escolhendo (1), por cada vídeo de 7 minutos, bastará destacar três tópicos relevantes, escrevendo uma frase por cada tópico.

Escolhendo (2), deverão desenvolver os tópicos de cada vídeo. Deverão ainda completar os três aspectos em falta na actividade anterior, como se indica abaixo.


CalendarizaçãoAté 18/MAR – Publicar os tópicos relevantes do vídeo “A química por trás do amor I”Até 20/MAR – Publicar os tópicos relevantes do vídeo “A química por trás do amor II”Até 25/MAR – Publicar os tópicos relevantes do vídeo “A química por trás do amor III”, publicar a versão final da tarefa facultativa e enviar um mail com a auto-avaliação.

Evidentemente todos os trabalhos deverão ser publicados no vosso site, na secção Família / Amor Romântico.

As indicações das tarefas e os materiais necessários encontram-se aqui.

Recorda-se que esta matéria começou a ser desenvolvida nas aulas, utilizando o post Amor romântico, o qual já incluía os recursos aqui referenciados.


Bom trabalho!

Cuidem-se.



VIVÊNCIAS SEXUAIS: Modos e Diversidades

Para completar a parte facultativa das actividades à distância é necessário ler atentamente o texto, citar o que for necessário e explicar a ideia pelas tuas palavras, como se exemplifica abaixo.

Compare homens e mulheres quanto ao significado atribuído ao amor, referindo os seguintes aspectos:- As valorações da sexualidade: correntes “românticas” e “erótico-hedonistas" (*)- As condições necessárias e suficientes para o relacionamento sexual (*)- A iniciação sexual: quando, onde e com quem (**)- Permissividades sexuais: o aceitável e o não aceitável (**)- Opiniões sobre a pornografia (**)
(*) Respondido como exemplo do que deveriam ter feito. Notem que a resposta tem uma primeira parte a letras pequenas, entre aspas para indicar que é citação do texto, isto é, que foi copiada ;) Depois segue-se uma segunda parte, onde se interpreta a citação, explicando o aspecto pelas nossas palavras.(**) Estes três aspectos constituem a tarefa facultativa. Portanto, apenas quem deseje subir a classificação, os deverá realizar. Caso respondam, tomem como modelo os tópicos anteriores.

As valorações da sexualidade: correntes “românticas” e “erótico-hedonistas"

"(....) para as mulheres, o amor e o prazer sexual estejam mais em associação do que no caso dos homens. É também provável que a maior valorização da dimensão romântica por parte das mulheres lhes sirva para validarem moral e emocionalmente a sua sexualidade, desfazendo contradições nem sempre facilmente resolúveis". "os homens serão comparativamente mais “iletrados” no campo emocional porque, justamente, não tiveram necessidade de apreender as narrativas amorosas que, preferencialmente ou exclusivamente, são dirigidas às suas companheiras, numa socialização que as orienta para uma “cultura de romance”.

A corrente romântica é tipicamente feminina. As mulheres precisam de construir um romance em torno do sexo, para que este seja moralmente aceitável. Através do amor romântico, as mulheres legitimam o sexo integrando-o numa perspectiva de longo prazo. Para construírem o seu amor (FINALIDADE), as mulheres oferecem sexo (MEIO).

Os homens não têm necessidade de aprender as narrativas amorosas, porque pensam com outra cabeça, numa perspectiva de curto prazo, ou mesmo imediatista, correndo exclusivamente atrás do prazer sexual, expresso nas correntes erótico-hedonistas. Para atingirem o sexo (FINALIDADE), os homens sacrificam-se oferecendo amor (MEIO), acompanhando as mulheres aos shoppings, em viagens, etc. na esperança que no final serão compensados.

As condições necessárias e suficientes para o relacionamento sexual

"O imperativo mais reclamado para se poder ter relações sexuais é o do amor. Mas este imperativo é mais acentuado nas mulheres, entre as quais também mais se reivindica a condição de casado/a para que se tenha um relacionamento sexual. Os homens, em contrapartida, cedem mais à suficiência da condição do desejo para um envolvimento sexual".

Para se envolverem sexualmente, as mulheres exigem mais frequentemente uma narrativa amorosa, que geralmente culmina na reivindicação do casamento.

Aos homens basta-lhes a possibilidade de satisfação do desejo. O casamento será apenas mais uma cedência. Concretiza a domesticação do garanhão que a mulher procurava, que em contradição com os ideais masculinos se comprometeu a uma relação de exclusividade... frágil.

Vídeos de Helen Fisher


(1) Destacar três tópicos relevantes, por vídeo, escrevendo uma frase por cada tópico;

OU

(2) Desenvolver os tópicos que considerem relevantes no conjunto dos vídeos.

A química por trás do amor I

Helen Fisher

A química por trás do amor II

Helen Fisher

A química por trás do amor III

Helen Fisher