A voz dos Extraterrestres.
A voz dos Extraterrestres.
Sinais deste tempo.
Assim «fala» Saturno com sua lua Encélado.
Agora, os investigadores descobriram uma nova e até agora desconhecida interação entre Saturno e sua lua Encélado: um "rio" de ondas de plasma movendo-se entre os dois corpos e que os investigadores converteram em som.
O trabalho aparece publicado em dois artigos recém-publicados no Geophysical Research Letters, que se pode consultar aqui.
À medida que a Cassini ia se aproximando do gigante anelídeo para afundar-se em sua tormentosa atmosfera para sempre, os cientistas aproveitaram sua proximidade de Saturno para efetuar leituras que não teriam sido possíveis a maiores distâncias.
E foi precisamente durante uma de suas incursões mais próximas, apenas duas semanas antes de seu último e definitivo mergulho, quando usaram o instrumento Radio Plasma Wave Science (RPWS) para capturar os sons das ondas de plasma que viajam continuamente entre Saturno e Encélado, demonstrando pela primeira vez que essas ondas viajam seguindo as linhas do campo magnético que conecta ambos os mundos.
"Encélado é como um pequeno gerador que gira ao redor de Saturno - explica o cientista planetário Ali Suliman, da Universidade de Lowa e membro da equipe do RPWS. E sabemos que é uma fonte contínua de energia. Agora descobrimos que Saturno responde lançando sinais em forma de ondas de plasma através do circuito de linhas do campo magnético que o conectam a Encélado a centenas de milhares de km de distância".
É obvio, não há som no espaço, já que este consiste em uma vibração que necessita de um meio (como o ar), para propagar-se e que quando alcança nossos tímpanos se percebe como som. Mas no espaço não há ar, por isso, essas vibrações não podem se propagar.
Entretanto, as ondas de rádio não são som, mas sim uma forma de radiação eletromagnética, como a luz, que se cria através de campos elétricos e magnéticos que, estes sim, propagam-se e podem viajar livremente pelo espaço. E resulta que nós somos capazes de converter essas ondas de rádio em sons audíveis, usando para isso a mesma tecnologia que utilizamos para nos comunicar aqui, na Terra.
As ondas de plasma na fila de freqüências do audível também são eletromagnéticas, e isso foi precisamente o que recolheu o instrumento RPWS da sonda Cassini. Depois, já na Terra, os cientistas converteram esses sinais em áudio, e aceleraram o resultado, comprimindo os 16 minutos originais até os 28,5 segundos da gravação que acompanha estas linhas.
Quase sobrenatural
O que se escuta é um áudio estranho, quase sobrenatural, com assobios e estalos hipnóticos que se elevam e caem, como acontece com os chamados "assobios de aurora", que freqüentemente se associam às auroras boreais.
A relação entre Saturno e Encélado é muito distinta a que há entre a Terra e a Lua. Por exemplo, um grande geiser de seu pólo sul, o mesmo que serviu para descobrir que sob a superfície gelada de Encélado existe um oceano global de água líquida, dispara continuamente partículas de água ao espaço. Tantas, que foram suficientes para criar um dos anéis (concretamente, o "E") de Saturno.
A investigação lança nova luz sobre a estreita relação que existe entre o planeta e o satélite, ao mesmo tempo que aprofunda nas surpreendentes peculiaridades de Saturno e a forma que tem de "tratar" a sua extensa coorte de luas.
José Manuel Neve
Em 11 de Julho de 2018.
Video: https://www.abc.es/ciencia/abci-habla-saturno-luna-encelado-201807110910_noticia.html
***********************