A voz dos Extraterrestres.
A voz dos Extraterrestres.
Sinais deste tempo.
A NASA conclui que Marte tem reservas de oxigênio suficientes para abrigar vida.
Nosso planeta vizinho continua nos surpreendendo. A superfície de Marte ainda tem muitos segredos para os terrestres, inclusive para os cientistas mais experientes. Mas as investigações destes últimos anos vão atribuindo um pouco de luz a um mundo ainda muito obscuro para os peritos. Um recente estudo publicado nesta segunda-feira na revista Nature, demonstra as grandes possibilidades que abrigam as águas salgadas situadas justamente sob a superfície de Marte. E é que segundo os dados recolhidos, estas águas poderão abrigar oxigênio molecular suficiente para sustentar a vida de micróbios e esponjas.
Conforme recolhe EFE, esta investigação, liderada pela NASA e o Instituto de Tecnologia de Pasadena na Califórnia, parte com a premissa de que, no planeta vermelho, o oxigênio é um bem muito escasso. Uma questão muito diferente a da Terra, onde a vida aeróbica evoluiu em paralelo com a fotossíntese para assim elevar os níveis de oxigênio. Segundo o estudo, em Marte o oxigênio só aparece em pequenas quantidades que são produzidas pela decomposição do dióxido de carbono provocado pela luz. Estas características tinham propiciado as conclusões de estudos anteriores, que apontavam que o oxigênio molecular presente no planeta não seria capaz de sustentar vida, embora seja simples como a das esponjas.
As coisas mudaram. Os responsáveis por esta nova investigação calcularam que quantidade de oxigênio molecular poderia encontrar-se em dissolução em águas salgadas submetidas a várias pressões e temperaturas em diferentes regiões da superfície de Marte. E constataram desta forma, que as concentrações de oxigênio molecular são particularmente altas nas regiões polares do planeta vermelho, enquanto que em algumas dessas salmouras localizadas sob a superfície marciana poderiam conter oxigênio suficiente para sustentar vida aeróbica.
Os peritos calcularam que em torno de 6,5% de todo o planeta Marte, que seja justamente sob a superfície ou sobre ela, pode conter níveis de oxigênio parecidos com os que permitem a vida na Terra. A salinidade desses sistemas, - indicam eles -, fazem com que a água permaneça em estado líquido, inclusive quando em temperatura abaixo do zero grau.
Do mesmo modo, suas conclusões poderão também explicar como teriam se formado as rochas oxidadas detectadas nas explorações das superfícies de Marte.
23/10/2018 - 15:45 hs.
***********************