DO CÉU À TERRA.
DO CÉU À TERRA.
RESÍDUOS E “PAPEIS”
ESCREVI EM 20 DE OUTUBRO DE 2009:
RESÍDUOS E “PAPELLI”.
OLHE A ITÁLIA HOJE, É COMO OLHAR UMA PESSOA DE DUAS CARAS.
UM PAÍS NATURAL QUE TIRA A RESPIRAÇÃO DESDE AS ALTURAS DAS MONTANHAS DESCENDO PELAS COLINAS ATÉ CHEGAR AO MAR. UM PATRIMÔNIO ARTÍSTICO ÚNICO NO MUNDO, COM BELEZAS EXTERNAS, PRODUTO DO GENIO CRIATIVO DE MESTRES INIMITÁVEIS. CUNHA DO PENSAMENTO, DA FILOSOFIA E DAS ARTES. TERRA DE DANTE, DE LEONARDO, DE GIORDANO BRUNO E DE UMA QUANTIDADE SEM IGUAL DE INTELECTOS SURPREENDENTES.
POREM DO MESMO MODO UMA PAISAGEM NATURAL DESFIGURADA, DEPREDADA, CONTAMINADA QUE SE REBELA COM A VIOLÊNCIA DO SOLO A DA ÁGUA CONTRA SUA DEVASTAÇÃO. TERRA HABITADA POR MONSTROS CAPAZES DE TODO TIPO DE VILEZA, DE DERRAMAR SANGUE INOCENTE PARA MANTER O PODER E A ARROGÂNCIA.
UMA ITÁLIA FEITA PELO MAL DOS MISTÉRIOS MAIS HORRÍVEIS E PELAS INFINITAS FRAQUEZAS DO BEM
ITÁLIA DE HEROS QUE POR ESSE IMPULSO INATO CONSEGUEM TRADUZIR EM VIDA PRÁTICA O QUE PARA MUITOS É O AMOR UNIVERSAL E PARA OUTROS O AMOR DE CRISTO. HEROS AOS QUE ESTA PÁTRIA DISTRAÍDA E DESAGRADECIDA NÃO RENDEU NEM SEQUER A HONRA DA JUSTIÇA, TÃO SOMENTE ALGUNS VISLUMBRES DEPOIS DE ANOS.
E HOJE, DEPOIS DE 17 ANOS, ALGUNS RELÂMPAGOS DA VERDADE EMERGE DO SILENCIO DA COVARDIA OU TALVEZ SIMPLESMENTE DA SUPERFICIALIDADE E DA LIGEIREZA.
FINALMENTE TEMOS O TRISTEMENTE FAMOSO “PAPELLO” (ESCRITO COM AS SOLICITAÇÕES DA “COSA NOSTRA” AO ESTADO), UMA PROVA A MAIS DE QUE ESSE DIALOGO ENTRE ESTADO E MÁFIA TEVE LUGAR E DEPOIS AS TARDIAS REVELAÇÕES DESTES ÚLTIMOS TEMPOS QUE NOS DEMONSTRAM QUE AS RESPONSABILIDADES DAS TRAGÉDIAS DESSES ANOS TEM QUE BUSCÁ-LAS EM UM QUADRO MAIS AMPLO RELACIONADO AO ÂMBITO DA COSA NOSTRA.
NÃO É POR AUTO-ACELERAÇÃO E TAMPOUCO POR VÃ GLORIA, MAS DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE NOSSA PUBLICAÇÃO ANTIMAFIADUEMILA HAVIA SUSTENTADA QUE PALO BORSELLINO HAVIA SIDO ELIMINADO PORQUE ERA OBSTÁCULO DO ACORDO PORQUE PROVAVELMENTE HAVIA COMPREENDIDO QUEM ERAM OS NOVOS PROTAGONISTAS DO GRANDE JOGO.
SERVIÇOS SECRETOS, VERDADES NÃO DITAS, DETALHES ESCONDIDOS POR ANOS, TUDO DEIXOU INTUIR QUE O ESTRAGO DE VIA D’AMÉLIO FOI UM “ESTRAGO DE ESTADO” ASSIM COMO NOS HAVIA DITO PESSOALMENTE A SENHORA AGNESE BORSELLINO. “O HOMICÍDIO DE MEU MARIDO É UM HOMICÍDIO DE ESTADO”.
AGORA NÃO NOS RESTA MAIS QUE ESPERAR E VER A ONDE NOS LEVARÃO ESTES NOVOS ELEMENTOS, SE A MAGISTRATURA PODERÁ CONSEGUIR CERTIFICAR TODA A VERDADE.
POR QUE OS HOMENS E MULHERES DAS INSTITUIÇÕES FALAM SOMENTE AGORA? ESTÃO EM BOA FÉ OU NÃO?
O QUE É QUE NOS QUER DIZER RIINA, PASSANDO DE VÍTIMA DO TRATADO, ATRAVÉS DAS PALAVRAS DE SEU ADVOGADO LUCA CIANFERONI QUE DOS MICROFONES DO PROGRAMA TELEVISIVO ANNOZERO SUSTENTOU A INSTRUMENTAÇÃO DA MÁFIA ASSIM COMO DE OUTROS ORGANISMOS VIOLENTOS DO PASSADO A FIM DE CRIAR UMA NOVA ESTABILIDADE ECONÔMICA/POLÍTICA DO PAÍS?
EM PALERMO NO MÊS DE JULHO PASSADO, DURANTE NOSSO CONGRESSO NA UNIVERSIDADE DE JURISPRUDÊNCIA, A MESMA ONDE ESTUDARAM FALCONE E BORSELLINO, CONVIDEI TODA A SOCIEDADE CIVIL PARA QUE APOIASSEM OS JUÍZES ANTONIO INGROIA E NINO DI MATTEO, O MESMO QUE AO PROCURADOR LARI E AOS DEMAIS MAGISTRADOS COMPROMETIDOS NESTA BATALHA. SE SABEMOS PROTEGER-LHES COM NOSSA ATENÇÃO, SE NÃO LHES OBSTACULARIZAM OU PIOR AINDA, NÃO TENTAM ELIMINÁ-LOS FISICAMENTE, PODEREMOS TALVEZ ENTREVER A VERDADE. UMA VERDADE QUE FARÁ DANOS E QUE PODERÁ POR EM DISCUSSÃO MUITOS SETORES DO PODER: POLÍTICO, FINANCEIRO, EMPRESARIAL... SUBINDO ATÉ CHEGAR AO PAPEL NÃO INSIGNIFICANTE DO VATICANO.
OS MESMOS “GRUPOS DE PODER”, ESTES SIM, QUE USARAM A CRIMINALIDADE ORGANIZADA PARA DESFAZER-SE DOS RESÍDUOS QUE COM ABSURDA INCONSCIÊNCIA ATIRARAM AO FUNDO DO MAR PONDO EM RISCO A INCOLUMIDADE DE TODOS NÓS.
QUE AGORA SE TENHA A CORAGEM, PELO MENOS UMA VEZ, DE IR SI ASSEGURAR DO QUE FOI ESCONDIDO NO FUNDO DOS MARES DE CALÁBRIA E QUEM SABE DE QUAIS OUTRAS COISAS E QUE NOS DIGA SE ESTAMOS EM PERIGO E SOBRETUDO O FUTURO DE NOSSOS FILHOS. QUEM PAGARÁ POR ESTA ÚLTIMA VERGONHOSA E INFAME OFENSA CONTRA NOSSA ITÁLIA BIFACIAL BELA E CONDENADA AO MESMO TEMPO, VÍTIMA DE FILHOS INGRATOS E LOUCOS?
QUE TENHAM A CORAGEM, PELO MENOS UMA VÊS, DE NOS DIZER A VERDADE.
Giorgio Bongiovanni.
Sant’Elpidio a Maré – Itália, 20 de Outubro de 2009.