DO CÉU À TERRA.
DO CÉU À TERRA.
USA: QUEBRA O INDYMAC BANK. AGRAVA-SE A CRISE FINANCEIRA.
(De Marco Valsania).
O Banco IndyMac Bank, uma das principais caixas de economia americanas especializadas em concessões de hipotecas, foi intervinda pelas autoridades americanas.
O colapso do instituto, acontecido na noite, é uma das mais importantes quebra bancária na história dos Estados Unidos: IndyMac possui bens por 32 bilhões de dólares. O instituto tornará a abrir suas portas nesta segunda-feira pela manhã sob a gestão da agência federal, o Federal Deposit Insurance Corp - FDIC.
A quebra custará a FDIC, e, portanto, a fazenda (receita federal), entre 4 e 8 bilhões de dólares, que serão retirados do fundo do seguro dos depósitos bancários e que atualmente conta com 53 bilhões de dólares. O colapso mais grave entre os bancos americanos foi em 1984, o da Continental Illinois National Bank & Trust com bens por um valor de 40 bilhões de dólares.
A quebra do IndyMac e a intervenção do governo dão o sinal mais evidente do contínuo agravamento da crise hipotecária e do crédito. As autoridades temem que esta quebra no setor financeiro não seja o último. Nestes últimos dias também a crise dos colossos das concessões de hipotecas Fannie Mae e Freddie MAC deu lugar a vozes de que estão por chegar possíveis e colossais resgates públicos.
No que diz respeito a IndyMac, uma das agências reguladoras bancárias, a Office of Thrift Supervision, acusou ao influente senador democrata Charles Schumer de ser o responsável pela quebra: parece ser que os clientes foram presos pelo pânico depois que o senador enviou no fim de junho uma carta às autoridades pondo em dúvida a solidez financeira do banco. Durante os onze dias seguintes os clientes retiraram mais de 1.300 milhões de dólares de recursos. Mas, Schumer respondeu que, entretanto, a responsabilidade é da inadequada supervisão: as autoridades federais tiveram que fazer seu trabalho de controle e impedir ao banco que realizasse irresponsáveis concessões hipotecárias.
DO CÉU À TERRA
ESCREVI EM 15 DE JULHO DE 2008:
DESGRAÇADAMENTE NOSSAS PREVISÕES SE REVELARAM EXATAS. A INDYMAC BANK, UM DOS MAIORES BANCOS ESPECIALIZADOS EM CONCESSÕES HIPOTECÁRIAS, QUEBROU DEIXANDO NA MISÉRIA A MILHARES DE FAMÍLIAS AMERICANAS QUE AGORA ESTÃO NA FILA DIANTE DAS PORTAS DO BANCO PARA TENTAR SALVAR SUAS ECONOMIAS.
A GRAVE CRISE DESESTABILIZOU E ESTÁ DESESTABILIZANDO AS BOLSAS DE TODO O MUNDO.
ISTO É SOMENTE O PRELÚDIO DO QUE ACONTECERÁ NOS PRÓXIMOS MESES E ANOS.
GUERRA, GUERRA E MAS GUERRAS.
SOMENTE DESTA MANEIRA OS ESTADOS UNIDOS PODEM TENTAR ELEVAR A FLUTUAÇÃO, POUCO IMPORTA SE ÀS CUSTAS DE MILHÕES DE VIDAS HUMANAS.
SABERÁ A EUROPA REAGIR COM CONHECIMENTO E SABEDORIA, OU SERÁ CUMPLICE DESTE EXTERMÍNIO?
JA DISSE, E REPITO: ESTÁ EM CURSO O APOCALIPSE.
G. Bongiovanni___
Sant’Elpidio a Mare - Itália, 15 de Julho de 2008.