DO CÉU À TERRA.
DO CÉU À TERRA.
OUTRO PRODÍGIO.
ESCREVI EM 26 DE SETEMBRO DE 2008:
OUTRO PRODÍGIO DA SANTA MÃE CELESTE.
Giorgio Bongiovanni_____
ESTIGMATIZADO
A IGREJA ESTÁ ESTUDANDO O CASO.
Um flash e a Virgem abre os olhos é um prodígio Mariano.
A estátua foi enviada de Loreto a um missionário da região Marche que está em Burundi. “A perícia excluiu manipulações ou truques”.
Matelica (Macerata-Itália), 26 de setembro de 2008. - Agora caberá às autoridades eclesiásticas competentes, julgar o caso: embora não se possa falar ainda de prodígio, o fenômeno que se verificou em uma imagem Mariana que foi enviada a uma missão africana, é surpreendente de verdade. Segundo o Padre Vittorio Blasi, missionário na aldeia de Bujumbura em Burundi e destinatário do pacote que continha a estátua da Virgem de Loreto em questão, trata-se certamente “de um evento incrível que nos convida a refletir e a orar à Virgem Celeste pela paz nesta terra”.
Quem conta o que aconteceu é o próprio Padre Blasi, com quem nos pusemos em contato por telefone em sua casa de Petritoli, onde veio a passar uns dias com sua família. Padre Blasi é missionário em Burundi há muitos anos e está se ocupando na construção de uma pequena casa família para os órfãos da tremenda guerra civil que rasgou e atormentou o pequeno Estado africano. Uma obra que a princípio parecia quase impossível, mas que, entretanto, está quase concluída, graças sobre tudo às ofertas da venda de milhares de exemplares de dois livros “Se può amar um figlio só per IL fatto dava essere destrua?” (se pode amar um filho só pelo fato de que é? Y... “e o stelle brillano ancora” (e as estrelas brilham ainda) escritos por Loredana Lucernoni de Matelica e dedicados a seu filho Luca, que padecia de uma grave enfermidade e faleceu, faz dois anos.
Loredana e seu marido Egidio Persichini, há anos estão levando à frente a causa dos órfãos de Bujumbura, apresentando seus livros por toda a Itália e fazendo frente às necessidades da comunidade que dirigem o Padre Blasi e um laico consagrado. A última coisa que tinham pedido era essa estátua da Virgem para colocá-la na capela dedicada à Virgem de Loreto no pequeno instituto da comunidade, oficialmente inaugurado no passado 23 de agosto. O casal tinha escolhido uma cópia em escala da Virgem negra de Loreto, dado que é também patrona de Matelica e a enviaram a Burundi. Durante a festa da aldeia que celebrava a chegada da estátua, padre Vittorio Blasi tirou uma foto do objeto sagrado.
Até aqui tudo normal, mas ao revelar as fotos aconteceu algo surpreendente: a Virgem fotografada aparece com os olhos claramente abertos, diferente da que foi enviada e da que estar ainda na capela. “Não sei o que aconteceu, - explicou padre Blasi -, não se trata de um retoque ou de uma fotomontagem, dado que em Burundi dispomos no máximo de uma velha máquina fotográfica, que comprei faz anos em Mogliano. Em tudo isso eu vejo um prodígio Mariano.
Da África Padre Vittorio, em seguida se pôs em contato com seus amigos de Matelica e lhes enviou os negativos em busca de eventuais explicações. Um fotógrafo profissional se limitou a constatar que os negativos são íntegros e que, portanto, não se pode tratar de um simples reflexo luminoso, nem de um retoque.
Portanto parece que a foto é autêntica, mas o fenômeno aparentemente inexplicável terá que ser estudado pelas autoridades eclesiásticas da Diocese antes de ser reconhecido como prodígio. Certamente fica a alegria de padre Blasi, da família Persichini e sobre tudo da comunidade de órfãos de Bujumbura, onde o verdadeiro milagre se realiza todos os dias, em uma casa onde vivem em paz meninos e meninas tutsi e hutu.
Matteo Parini.